As raízes altas de árvores no Santana dificultam a passagem

Carine Corrêa

As raízes altas de árvores no Santana dificultam a passagem
As raízes altas de árvores no Santana dificultam a passagem

O secretário de Manutenção e Paisagismo de Rio Claro, Sérgio Guilherme, concedeu entrevista ao Programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa quarta-feira (5) e anunciou que as árvores na Rua 8, entre as avenidas 28 e 30, serão removidas pela equipe de funcionários da pasta. “Recebemos autorização da Sepladema para fazer a retirada dos espécimes que estão em processo de deterioração, conforme avaliação dos técnicos”, afirmou.

A retirada dos exemplares já havia sido solicitada por pedestres em outra oportunidade, após encontrarem dificuldades na passagem onde elas estão dispostas, em virtude das raízes da espécie. “Duas equipes trabalham diretamente nessa área. Nesse caso, o porte das árvores não estava adequada ao local. Além da retirada, também faremos os reparos na calçada”, acrescenta.

Pedidos de limpeza, podas ou corte de árvores devem ser feitos no Atende Fácil, na Avenida 2 entre ruas 2 e 3. “Atuamos sem o procedimento padrão apenas em casos emergenciais, quando é necessária a remoção imediata de uma árvore. Nos demais casos, o munícipe deve fazer contato direto com o Atende Fácil, que encaminha o caso imediatamente para a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente”, esclareceu na entrevista.

Com a aproximação do período de chuvas ocorre a queda de árvores em alguns pontos do município. Sérgio Guilherme diz sobre a grande demanda atendida pela pasta, em trabalho conjunto com a Defesa Civil. “Registramos inúmeros casos e já estamos trabalhando nessas ocorrências. Na Avenida dos Estudantes já fizemos a retirada de uma árvore como também em alguns jardins de Rio Claro”, salientou. Um veículo apropriado da Secretaria de Paisagismo auxilia na remoção dessas árvores.

Recentemente visitantes criticaram o acúmulo de lixo no Parque Ecológico Lago Azul. O secretário lembra que, embora exerça função de lazer, a área exerce primordialmente a função de armazenar a água oriunda das galerias em época de chuva. “Os resíduos que são vistos no Lago Azul são provenientes do lixo trazido dos bueiros. Lembrando que a limpeza do parque é feita com frequência”, finalizou.

Para ouvir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.