Região de Rio Claro registrou aumento de 62% nos casos de homicídio culposo por acidente de trânsito

Adriel Arvolea

Região de Rio Claro registrou aumento de 62% nos casos de homicídio culposo por acidente de trânsito
Neste ano, somam-se 329 ocorrências. Em igual período do ano passado, 322 (Foto: Arquivo JC)

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que no primeiro trimestre de 2015 houve sensível aumento no número de casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito em Rio Claro. Neste ano, somam-se 329 ocorrências. Em igual período do ano passado, 322.

A lesão corporal culposa por acidente de trânsito caracteriza-se por causar ofensa física ou à saúde de alguém por imperícia, imprudência ou negligência no trânsito. Falta de atenção ao volante e inobservância às regras e à sinalização são os principais problemas verificados na cidade.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, os números citados mostram, na verdade, que a situação manteve-se estável em 2015, considerando-se que a frota de veículos aumentou durante o período. “Para ter ideia, o número total de acidentes em março de 2013 chegou a 273, enquanto em março de 2014, quando foram instalados os radares, este número caiu para 219, o que comprova que a fiscalização eletrônica dá bons resultados”, avalia o secretário.

Na tentativa de minimizar os impactos à segurança de pedestres e condutores, a Polícia Militar de Rio Claro realiza ações de prevenção, orientando e reforçando os comportamentos no trânsito. “Efetuar revisões periódicas no veículo; não dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas; sempre utilizar cinto de segurança; estar atento à direção; manter distância de segurança em regra de dois segundos do veículo da frente; adaptar a velocidade às condições de segurança; evitar freadas ou mudanças bruscas de direção; não revidar as provocações no trânsito são orientações que destacamos para a segurança no trânsito”, reforça.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.