blank

O trabalho é realizado em sua maioria por cães da raça Bloodhounds.

Dois GCMs, além do diretor da Defesa Civil, foram certificados

Uma técnica utilizada principalmente para busca e salvamento de pessoas em matas foi o objetivo de três profissionais que atuam na área de segurança de Rio Claro.

O diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, e os guardas civis municipais GCM Rafael e GCM Aguiar estiveram na cidade de Indaiatuba no início deste mês realizando o curso nacional de Mantrailing – busca e resgate.

O Mantrailing é baseado na habilidade do cão de distinguir entre aromas individuais, e o foco único precisa estar no cheiro singular de um ser humano, ignorando as distrações e assim encontrar com sucesso o alvo específico. No início da trilha, o cão é perfumado em uma peça de roupa, ou outro item que tem o cheiro da pessoa perdida, e o cão seguirá esse cheiro individual na trilha, que é deixada lá por pêlos, células mortas da pele e menores partículas que os seres humanos constantemente derramam.

blank
Foto da capa na íntegra.

“Estamos na busca pela expertise na técnica para que num futuro próximo possamos ter cães nesta modalidade em nosso município. Esta técnica poderá ser utilizada após aquisição e treinamento do animal em toda região, como na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, onde já houve ocorrência de desaparecimento de pessoas”, afirmou o diretor da Defesa Civil relembrando um caso de 2014 quando um idoso com Alzheimer saiu para pescar na Feena e acabou se perdendo. Na oportunidade uma equipe de outra cidade veio até Rio Claro com um cão da raça Bloodhound (o mais indicado para este trabalho) realizar as buscas.

“Sem dúvida nenhuma o município e a área da segurança ganham um reforço muito importante com esse treinamento realizado por nós”, pontou o GCM Rafael, que também é médico veterinário.