Poste de iluminação foi removido do centro da praça, o que colabora para a situação de insegurança

Adriel Arvolea

Poste de iluminação foi removido do centro da praça, o que colabora para a situação de insegurança
Poste de iluminação foi removido do centro da praça, o que colabora para a situação de insegurança

A região do Santana agrega várias praças públicas, cuja estrutura oferece condições para o lazer e de socialização à comunidade. No entanto, a falta de manutenção tem afastado frequentadores do espaço localizado na Rua 10, entre Avenidas 28 e 30.

Há anos, a praça enfrenta problemas de iluminação. O poste central foi removido sem substituição. Os que, ainda, estão em pé têm lâmpadas queimadas. Por ser uma área arborizada, torna-se escura e com riscos à vizinha e pedestres no período noturno.

No momento, o local encontra-se com o mato cortado.Ocorre que populares têm despejado lixo, como garrafas e materiais plásticos. Uma das queixas para essa ocorrência é a falta de lixeiras para o descarte correto dos resíduos.

Além disso, para o frequentador Paulo Ferreira, a praça tem recebido cuidados, mas o que preocupa é a permanência de indivíduos suspeitos. “Vários delitos são registrados no Santana, principalmente assaltos a residências e pedestres. Acredito que a praça é outro ponto que tem contribuído para as ações dos marginais. Sem iluminação adequada, os riscos aumentam”, comenta.

A reivindicação é para que o serviço de limpeza e manutenção da praça seja ampliado, bem como melhorias na iluminação e a realização de rondas ostensivas para inibir delitos à noite, já que a área concentra vegetação e árvores de grande porte. Com essas medidas, traria mais frequentadores aquele espaço, principalmente aos finais de semana.

Segundo a Secretaria de Manutenção e Paisagismo, nova limpeza da área será feita em breve. Quanto à iluminação, a Secretaria de Obras tem realizado melhorias, no momento, no Bairro do Estádio e São Benedito. A do Santana está no cronograma.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.