Alguns dos times que têm suas histórias retratadas; abaixo, no destaque, a primeira edição do livro

Fabíola Cunha

Alguns dos times que têm suas histórias retratadas; abaixo, no destaque, a primeira edição do livro
Alguns dos times que têm suas histórias retratadas; abaixo, no destaque, a primeira edição do livro

Lançado no último mês de dezembro pelo Arquivo Público e Histórico do Município, o livro “Futebol Amador e Varzeano em Rio Claro” não funciona apenas como um guia para entender a história do esporte na cidade, mas também para compreender a ligação profunda entre o dia a dia na cidade e seus times.

Uma das coordenadoras da publicação, Maria Teresa de Arruda Campos, explica o trabalho de pesquisa sobre o assunto, que estava parado e foi retomado em 2009. O outro coordenador da publicação, José Roberto Sotero, foi quem apresentou a coleção de times amadores locais e também providenciou boa parte das fotos que podem ser vistas nas 402 páginas da publicação.

Além das imagens, os artigos criam um panorama do futebol em Rio Claro: “Com Walter Gama, Daniel e Sotero, temos a relação do futebol com a ferrovia, abordada em outros dois artigos, frutos acadêmicos de Marcel Tonini e da dupla Thiago Aragão e Vitor Canale. Newton Puelhez apresenta o histórico do futebol desde o início até a Segunda Guerra Mundial, e Amilson Barbosa, historiador do Arquivo,apresenta um estudo sobre as vestimentas e acessórios necessários a essa prática esportiva”, resume Maria Teresa.

Ela explica que, após terem reunido o material, a elaboração do livro e como ele ia apresentar toda essa informação consumiu mais tempo. A finalização durou todo o ano de 2014.

A edição lançada tem como time mais antigo o Anhangás, de 1906. Estão listados e detalhados 253 times no total. E, além dos dados objetivos, o livro relata casos pitorescos, antigos hábitos e até mesmo fatos que entrelaçam o futebol com a ferrovia como, por exemplo, sobre partidas que eram controladas pelo horário do trem, uma vez que os jogadores se utilizavam desse meio de transporte. Encerrar o jogo porque se aproximava a hora de chegada do trem era prática que está relatada nos jornais locais da época.

Outro projeto que já começa a ser elaborado pelo Arquivo é a Agenda 2016: Esportes Olímpicos, que também pode ter a contribuição de pessoas que possuam material sobre o assunto. O livro Futebol Amador e Varzeano em Rio Claro pode ser adquirido na sede do Arquivo e também no 156 por R$ 40.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA