Festas particulares e realizadas em escolas infantis aquecem venda de fantasias no comércio

Valdira Guimarães Augusto

Festas particulares e realizadas em escolas infantis aquecem venda de fantasias no comércio
Festas particulares e realizadas em escolas infantis aquecem venda de fantasias no comércio

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia das Bruxas, ou Halloween, festa com maior representatividade nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos, mas que há alguns anos ganhou destaque no Brasil. E a data também é comemorada por comerciantes, já que festas particulares e promovidas em escolas infantis aquecem a venda de fantasias e máscaras para a data.

Quem confirma é a comerciante Filomena Masson, proprietária de loja especializada em armarinhos. Ela comenta que desde a semana que comemorou o Dia das Crianças as vendas de fantasias estão em alta. “Algumas escolas já estavam fazendo festas temáticas e os pais aproveitaram e já compraram algo pensando no Halloween”, observa.

Para este Dia das Bruxas, Filomena aponta que, para as meninas, as fantasias mais vendidas são vestidos de bruxa, de vampira e até das famosas bonecas Monster High. Para os meninos, as mais pedidas são capas do Drácula e morcego. As túnicas de esqueletos para os meninos, inclusive, se esgotaram.

“As vendas estão aquecidas graças às festas particulares, principalmente realizadas em condomínios, promovidas nas escolas infantis e até algumas de idiomas. Os pais estão em busca de fantasias, capas, chapéus e até máscaras para as crianças”, explica a comerciante. “As vendas estão melhores do que em 2013, talvez porque este ano a data caia em uma sexta-feira”, acrescenta.

Mas, por outro lado, há quem critique o destaque que se dá no Brasil à data norte-americana. Nesta sexta-feira também é celebrado O Dia do Saci, data instituída em 2003 com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween. Saci Pererê é o personagem famoso por suas travessuras e que faz parte da literatura infantil. O personagem está presente na obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.