Prefeito afirma que está colocando as contas em dia e que projeto de obra será anunciado

O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) declarou que quer anunciar ainda em 2024 a obra para construção do novo aeroporto regional de Rio Claro. O assunto, segundo ele, foi tratado nos últimos dias em Brasília, onde se reuniu com representantes do Governo Federal. O comentário do reeleito chefe do Poder Executivo aconteceu em pronunciamento oficial na sexta-feira (22), em meio aos recentes imbróglios envolvendo as contas públicas da Prefeitura, onde vigoram alguns decretos que estão cortando horas extras e até mesmo lanches de servidores municipais.

Gustavo reconheceu a situação de instabilidade. “Estamos fazendo uma redução brusca nas despesas da Prefeitura para fazer esse ajuste, compatibilizar com a queda de receita que nós tivemos e estamos buscando também recursos”, afirmou. Segundo Perissinotto, “eu já disse que [o aeroporto] vai ser uma realidade aqui na cidade de Rio Claro. A gente espera ainda este ano anunciar esse novo aeroporto”, declarou, acrescentando que nos dias que ficou na capital federal também fez pedidos por recursos a serem aplicados na Saúde e na Educação.

O prefeito afirma, ainda, que “estamos vivendo um momento desafiador, mas em breve nós teremos excelentes notícias para Rio Claro”. A dúvida é se haverá clima para tais anúncios que mexem diretamente com a animosidade da população diante dos problemas que a gestão está enfrentando nesta reta final de ano, como a questão da não finalização de obras como, por exemplo, na Avenida Visconde – e que na semana passada se tornou um rio durante temporal.

Essa questão envolvendo a queda de arrecadação que impactou o orçamento municipal, na realidade, também tem a ver com o aeroporto. Na LOA vigente havia-se incluído um valor correspondente ao empreendimento, que acabou não acontecendo – conforme afirmou o secretário-adjunto municipal de Finanças, Vinícius Pagani, há alguns dias em audiência pública na Câmara Municipal.

Em 2023, a Farol JC revelou que os vereadores atuais votaram a toque de caixa, quase de surpresa, o projeto de lei que desafetou a área do aeroporto municipal, hoje ocupado pelo Aeroclube, para que o imóvel seja vendido. Na época, Gustavo chegou a afirmar que poderá se arrecadar até R$ 400 milhões com a venda da área. Da notícia publicada pela coluna, o Ministério Público ficou ciente da tramitação e instaurou um inquérito investigativo.

Também no ano passado, o projeto de aeroporto regional de Rio Claro entrou no Plano Aeroviário Nacional (PAN), do Governo Federal, no Cenário Desenvolvimento, o que o caracteriza como um aeroporto com potencial para atender a aviação comercial. No início de 2024, técnicos do Ministério e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) estiveram na cidade para avaliar três áreas para a implantação do empreendimento. Até agora o estudo não foi apresentado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.