O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) deve anunciar nesta quarta-feira (24) uma decisão sobre decretar ou não a medida do chamado ‘lockdown’ em Rio Claro. O chefe do Poder Executivo participou ontem (23) de uma reunião virtual com os prefeitos do Aglomerado de Piracicaba, para que juntos avaliassem uma restrição coletiva entre as cidades da região.

“Os prefeitos estão divididos. Hoje também terei mais duas reuniões. Não tomamos nenhuma decisão ainda. Estamos ouvindo todos os agentes envolvidos. Caso entendamos que seja necessário, vamos convocar uma coletiva de imprensa. Caso contrário, para manter o que está vigente, emitiremos uma nota”, informou Perissinotto à reportagem do JC.

A administração municipal vem sendo pressionada a optar pelo lockdown em Rio Claro diante dos recordes de internações e mortes que estão sendo registrados no município. Na segunda-feira, o Conselho Municipal de Saúde – órgão deliberativo que atua junto à Fundação Municipal de Saúde – emitiu uma carta ao prefeito recomendando o decreto de lockdown imediato. O mesmo documento foi protocolado junto ao Ministério Público para que a promotoria de Justiça adote medidas necessárias.

O Conselho utilizou-se dos dados oficiais que o grupo de trabalho da Unesp Rio Claro, de acompanhamento da Covid-19, tem apresentado sobre os números da pandemia na cidade. “Para evitar consequências mais trágicas, óbitos, UTIs e hospitalizações, é necessário evitar o aparecimento de novos casos. É necessário também tempo: os reflexos aparecerão com até duas semanas de atraso nas internações e óbitos”, diz a carta.

A presidente do Conselho, Maria Helena Romualdo, diz, ainda, que “o cenário que nos aguarda não é nada otimista. É um resultado trágico: pessoas estão perdendo renda, enquanto outros perdem a vida” e citou o alívio que Araraquara registra nesta semana com queda de 43% do número de contágios e 28% de internações após 10 dias de efetuar o lockdown.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.