Grupos praticam Lian Gong na Praça da Liberdade

201

Laura Tesseti

A prática de atividade física é de extrema importância ao longo da vida, mas quando os anos avançam e a terceira idade chega, os exercícios ganham ainda mais importância, pois o sedentarismo começa a fazer cada vez mais parte do dia a dia dos idosos.

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e também ao Dia Mundial da Saúde, um grupo de pessoas reuniu-se na Praça da Liberdade, localizada no Centro de Rio Claro, para praticar exercícios de Lian Gong, criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Shangai.

Baseado no Tui Na, milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos corporais chineses, Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Posteriormente foram elaboradas mais duas sequências de 18 movimentos cada, ampliando assim as possibilidades terapêuticas desta prática, com exercícios para as articulações e tendões e para o fortalecimento do coração e pulmão.

Cerca de 150 pessoas participaram da aula coletiva, que aconteceu nessa quarta-feira (6), no parte da manhã, na Praça da Liberdade
Cerca de 150 pessoas participaram da aula coletiva, que aconteceu nessa quarta-feira (6), no parte da manhã, na Praça da Liberdade

Luciana Marquiori, membro da equipe que organizou o encontro, fala sobre a importância da prática e da reunião de diferentes grupos.

“Temos diversos grupos de Lian Gong, no Cerest, no Benjamin de Castro, Jardim das Flores, Guanabara, Bonsucesso, Mãe Preta, Ajapi, Assistência, Jardim Progresso, Boa Vista, Jardim Novo e Terra Nova. Mas é importante que façamos essa reunião entre todos os participantes, aqueles que já praticam e também aqueles que querem conhecer, é uma forma de comemorar o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, e também de reunir os praticantes do Lian Gong”, explica Luciana.

Cerca de 150 pessoas participaram da aula que aconteceu na parte da manhã, orientada por professores que coordenam os grupos de Rio Claro.

1 COMENTÁRIO

  1. Foi muito gratificante fazer parte da organização deste grande Evento. Temos os grupos, atualmente em 13 Unidades de Saúde, incluindo a USF Panorama – que não foi citada na matéria e quando vemos todos juntos temos uma melhor noção de quantas pessoas estão sendo beneficiadas por esta prática na Rede de Saúde do nosso município.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: