Cena do espetáculo Claustrum, produzido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Rio Claro

Valdira Guimarães Augusto

Cena do espetáculo Claustrum, produzido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Rio Claro
Cena do espetáculo Claustrum, produzido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Rio Claro

O grupo de Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas (NACs) do Sesi Rio Claro estreia nesta quarta-feira o espetáculo “Claustrum”. A peça será encenada às 20 horas com entrada aberta ao público. O Sesi fica na Avenida M-29, nº 441, Jardim Floridiana.

Cláudia Schurmann, orientadora de Artes Cênicas do Sesi e que assina a direção do espetáculo, explica que os NACs tiveram como proposta para produção de seus espetáculos abordar a história da cidade. Assim, após muitas pesquisas e leituras, o grupo de Rio Claro produziu Claustrum, palavra do latim que significa tudo que barra, cerca, impede, interrompe e inibe.

Conforme a sinopse, o espetáculo aborda a história de uma cidade onde o poder da classe dominante e a submissão social se fazem presentes em seus misteriosos fatos. As memórias da cidade foram conseguidas por meio de pesquisas, registros históricos, relatos, entrevistas e fatos obscuros de décadas passadas.

“Não falamos de uma cidade em especial, deixamos essa reflexão para o espectador. Na peça não trabalhamos com texto, e sim com recortes de imagens que remetem o público à trajetória de uma cidade. Foi criado um roteiro de imagens baseado nas pesquisas feitas pelo grupo”, explica Cláudia.

Conforme a orientadora, Claustrum será apresentado também nos dias 12 às 20h, dia 22 às 13h30 e 28 de novembro, às 20h. Cláudia comenta que a apresentação de 22 de novembro integra o Encontro Cena Livre, que ocorrerá no Sesi Rio Claro. A atividade será realizada dias 20, 21 e 22 e 23 e receberá sete Núcleos de Artes Cênicas de diferentes unidades do Sesi-SP, que apresentarão suas montagens sobre ‘a história da cidade’.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.