Na reunião, o prefeito de Rio Claro foi recebido pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, da Secretaria de Aviação Civil

Antonio Archangelo

Na reunião, o prefeito de Rio Claro foi recebido pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, da Secretaria de Aviação Civil
Na reunião, o prefeito de Rio Claro foi recebido pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, da Secretaria de Aviação Civil

Em nota oficial, enviada na tarde dessa segunda-feira (23), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República confirmou a definição do local onde será construída a pista de pouso e decolagem do aeroporto regional que atenderá Rio Claro, Piracicaba e Limeira. O aeroporto, do Aglomerado Urbano de Piracicaba, ainda não tem prazo para o início das obras.

De acordo com a SAC, que validou a notícia da Prefeitura de Rio Claro, “o aeroporto que atenderá os municípios de Rio Claro, Piracicaba, Iracemópolis e Limeira está em fase de Estudo de Viabilidade Técnica, onde são definidas as primeiras características do aeroporto com base em estudos sócio-econômicos realizados na região”.

“A reunião realizada na Secretaria de Aviação Civil (SAC) acatou a posição da pista de pouso e decolagem sugerida pela prefeitura após consulta realizada junto à Aeronáutica”, afirmou o órgão. Os estudos estão sendo realizados “pelo Consórcio IQS PJJ Malucelli (…), em atendimento aos municípios de Rio Claro, Piracicaba, Iracemápolis e Limeira, principalmente. A reunião tratou especificamente quanto à definição da posição da pista de pouso e decolagem: será adotado como centro geométrico da mesma as coordenadas apresentadas pela Prefeitura, conforme nova consulta que foi feita junto ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). Na reunião não foram firmados prazos”, conclui o comunicado.

Na última semana, a Prefeitura de Rio Claro divulgou notícia em que o prefeito de Rio Claro foi recebido, em Brasília, pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, na Secretaria de Aviação Civil, e ouviu informações animadoras para o projeto. “O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego [Cindacta 1, do Comando da Aeronáutica], confirmou que a área indicada para a construção do aeroporto regional, entre os municípios de Rio Claro e Piracicaba, é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas, não interferindo no funcionamento da Base Aérea de Pirassununga e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas”, informava a nota da assessoria de imprensa do Executivo. “A manifestação do Cindacta se deu a partir de uma consulta do consórcio contratado pelo governo federal para realizar estudos no terreno indicado para receber o aeroporto regional. A próxima etapa deverá ser a realização do levantamento topográfico da área”, dizia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.