Presidente da autarquia pediu para deixar cargo e finaliza gestão nos próximos dias. Saída é para assumir função em outro município. Giulia agradece a Gustavo

Presidente da autarquia pediu para deixar cargo e finaliza gestão nos próximos dias. Saída é para assumir função em outro município. Giulia agradece a Gustavo

Presidente da autarquia pediu para deixar cargo e finaliza gestão nos próximos dias. Saída é para assumir função em outro município. Giulia agradece a Gustavo

Giulia Puttomatti deixou de ser a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. A decisão, confirmada em primeira mão ontem (4) pela gestora à reportagem do Jornal Cidade, será comunicada pessoalmente a toda equipe da autarquia nesta quarta-feira (5). Giulia estava à frente da pasta desde março de 2021 e pediu para deixar o cargo por ter recebido outra proposta de emprego também no Sistema Único de Saúde (SUS) de outro município. Em entrevista exclusiva ao JC, diz que assumirá novos desafios para fortalecer a saúde pública e destacou o empenho do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) para melhorar o setor em Rio Claro.

O médico Marco Aurélio Mestrinel, que foi secretário de saúde nos 70 primeiros dias da atual gestão, volta a comandar a pasta interinamente até que seja escolhido um novo nome oficial. “Recebi um novo desafio no SUS, eu sou servidora do SUS e minha missão é fortalecê-lo. Rio Claro contará comigo em qualquer lugar. É fundamental que o SUS seja fortalecido e os governantes precisam entender que o SUS nos salvou na pandemia”, afirma Giulia. A gestora declara que o prefeito teve papel importante para a aplicação de novo trabalho no setor a fim de buscar fortalecer o atendimento da população.

“Pegamos o desafio, foi um milagre, dada a situação do governo anterior. O Gustavo é muito inteligente e ponderado, agradeço sua confiança no meu trabalho e à equipe. Toda diretoria, formada em maioria por servidores de carreira, me ajudou muito. Cheguei num momento polarizado e colocamos em prática um plano de gestão, com informatização e transparência. Organizamos todos os contratos e o hospital de campanha do Cervezão”, acrescenta.

Entre os destaques que pontua durante sua administração à frente da Fundação Municipal de Saúde, Puttomatti destaca a ampliação da capacidade assistencial através do serviço CAAS, para agendamento de consultas por telefone e fortalecimento da atenção primária através das unidades de saúde. “Hoje a população agenda por telefone e é acompanhada. Também fazemos buscas ativas em várias linhas de atuação”, comenta, acrescentando que está deixando encaminhado projeto para atendimento virtual.

Nas unidades de urgência e emergência, Giulia diz que houve melhorias na manutenção das equipes médicas e avaliação do perfil dos pacientes atendidos, e criação de lavanderia para desinfecção na UPA da Avenida 29. Na farmácia da unidade, houve informatização do estoque de remédios para evitar desperdício. Projeto elaborado na sua gestão vai tornar o local polo de saúde da região sul, com a própria UPA, a UBS, a farmácia e o futuro centro de saúde da criança e da mulher.

Na região norte, a gestora destaca apoio no convênio com residência médica dos alunos de Medicina e o início das obras de construção do novo Hospital Público Municipal de Rio Claro, anexo ao P.A. do Cervezão. “Vai aliviar casos que podem ser solucionador antes de se tornarem graves, com baixa e média complexidade. Isso é importante para quase 300 mil habitantes da microrregião”, finaliza.