Cerca de 300 crianças participaram da gincana ambiental realizada pela prefeitura de Rio Claro sábado (24) na região do bairro Bom Retiro. A recepção da comunidade foi bastante positiva, na avaliação dos organizadores, que receberam muitas manifestações dos pais de alunos sobre a importância de se realizar iniciativas do tipo nos bairros mas afastados da região central.

A programação incluiu plantio de árvores. As crianças levaram brinquedos e roupas confeccionadas com material reciclável. “Vamos organizar outras atividades do tipo em outras regiões”, informa Edson Norberto Andrade, da Secretaria Municipal da Educação.

O evento foi realizado na quadra próxima ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel/Bom Retiro. “Estamos intensificando as ações de recolhimento de materiais jogados indevidamente em vias e terrenos, mas é essencial que toda a população se mobilize pela destinação correta de todo o tipo de descarte”, observa o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, que esteve presente à gincana.

O foco da iniciativa é o incentivo à coleta seletiva e sua importância na saúde pública, econômica e ambiental. A ideia é conscientizar moradores para a necessidade do descarte correto de resíduos, visto que o descarte irregular atrai animais e provoca doenças, além da aumentar a poluição do meio ambiente, interferindo na qualidade da água, solo e ar.

Durante a semana que antecedeu a gincana houve passagem do carro de som com informações preventivas sobre mosquitos, dengue, roedores e animais peçonhentos, e orientações sobre descarte de materiais que servem de abrigo e criadouros para estes animais.

A ação atende os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) que o Brasil adotou em 2015 junto com 192 países. A Agenda 2030 contém 17 ODS que devem ser cumpridos até o ano de 2030, entre os quais, água potável e saneamento, educação de qualidade, cidade e comunidade sustentáveis e ação contra mudança global do Clima.

A organização foi da Fundação Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Coordenação Ambiental, e Câmara Municipal, representada pelo vereador Geraldo Voluntário, que participou do evento de sábado.

Vários setores da prefeitura também estiveram envolvidos na iniciativa, como o Daae e secretarias municipais do Meio Ambiente, Serviços Públicos, Turismo, Esportes, Desenvolvimento Social, Agricultura e Comunicação. As cooperativas de recicláveis também participaram.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.