Viatura da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (GCM)

Denúncia apontava situação de maus-tratos, porém tutor negou e disse que estava tratando o animal com remédio caseiro

Um boletim de ocorrência foi registrado após a Guarda Civil Municipal receber uma denúncia de maus-tratos contra um animal em uma residência no Jardim das Paineiras.

Consta que, assim que os GCMs chegaram ao local, se depararam com o responsável pelo imóvel, que autorizou a entrada. De imediato, a equipe encontrou um cachorro que já estava sem vida. O tutor alegou que o cão estava abandonado na rua e que há cerca de nove dias o havia recolhido com o objetivo de deixá-lo saudável para que ele cuidasse de um barracão de reciclagem da família. Pontuou que alimentou o cachorro com ração e comida e que há três dias o animal aparentou estar doente. O tutor disse ainda que deu um remédio caseiro para o cachorro à base de leite e ervas, mas que não funcionou. Por fim, afirmou que jamais maltratou o cão e que não sabia que a prefeitura podia ajudar nestes casos.

Já os guardas pontuaram que o tutor, mesmo tendo ciência do estado de saúde do animal, não tomou providências quanto ao tratamento necessário em clínica ou comunicou o Canil ou outro órgão de proteção, deixando que o cão agonizasse no quintal de casa até a morte.

Diante dos fatos e versões, a autoridade de plantão, a princípio, afastou a incidência de maus-tratos, alegando que o caso deve ser melhor apurado em sede de inquérito policial.

Atenção

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.