A Neoenergia Elektro segue com as ações de combate ao furto de energia em todo o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só nos primeiros nove meses do ano, a distribuidora recuperou 35,2 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população da cidade de São João da Boa Vista pelo período de 30 dias.

Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 77 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia, como fiscalização (30 mil), substituição de medidores (36 mil) e ainda foram realizadas mais de 11 mil regularizações de clientes clandestinos.

Esse resultado foi alcançado, principalmente, pelo uso de tecnologias de campo, como a instalação de sensores na rede, a manutenção da telemedição nos maiores consumidores e pelo uso de inteligência interna para cruzamento de dados. Além disso, a população também vem se conscientizando quanto aos riscos do furto de energia e quanto aos prejuízos que essa prática causa.

Em Rio Claro

É importante ressaltar que, no período de janeiro a setembro, a concessionária realizou 1.250 inspeções somente em Rio Claro (SP). Os bairros com maior número de fraudes identificadas foram: Jardim América, no Sobrado e Centro. A distribuidora recuperou o montante de 1,775 milhão de kWh, com o que é possível abastecer 10 mil residências por um mês ou o município de Itirapina durante 16 dias, e identificou 450 ligações clandestinas.

Para os próximos três meses, a empresa intensificará as ações de campo com o foco no combate ao furto de energia.

Segurança

A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender às normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.