Adolescentes pegam carona segurando-se na traseira de caminhão (foto Juninho da Padaria)

Ednéia Silva

Adolescentes pegam carona segurando-se na traseira de caminhão (foto Juninho da Padaria)
Adolescentes pegam carona segurando-se na traseira de caminhão (foto Juninho da Padaria)

A estrada vicinal que liga Rio Claro a Ipeúna, que dá acesso aos bairros Bonsucesso, Bom Retiro e Novo Wenzel, registra tráfego intenso de caminhões com carga pesada. Por causa disso, os veículos precisam reduzir a velocidade quando pegam parte da via com aclive. É nesse momento que crianças e adolescentes de bicicleta seguram na “rabeira” dos caminhões para pegar carona, aumentando o risco de acidentes.

A brincadeira, apesar de perigosa, tem se tornado comum na vicinal. Na última semana, o vereador Juninho da Padaria flagrou três adolescentes pegando “rabeira” em um caminhão que transportava argila. O parlamentar alertou para o risco da prática que já matou um garoto no local. Juninho se refere ao menino de 12 anos que morreu em 17 de novembro do ano passado na vicinal após ser atropelado por um caminhão. O jovem pegava “rabeira” no veículo quando se desequilibrou e caiu sob as rodas.

Além desses, outros tipos de acidente de trânsito são registrados na vicinal, que não tem acostamento e ciclovia. Com isso, pedestres e ciclistas disputam espaço na via com os veículos, aumentando o risco de acidentes. Em janeiro deste ano, um motociclista de 21 anos perdeu a vida ao colidir com um veículo na estrada.

Devido a isso, os moradores da região reivindicam a duplicação da vicinal ou melhorias na segurança do trânsito no local. O assunto já foi discutido nas esferas municipal e estadual, sem que providências fossem tomadas. Questionado sobre a previsão de alguma obra na estrada, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as vicinais são de responsabilidade dos municípios.

A prefeitura, por sua vez, alega que “a estrada Antonio S. Pedreira, que liga Rio Claro a Ipeúna, é de responsabilidade do governo estadual, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”. Em matéria anterior sobre a estrada, a administração municipal disse que já havia feito pedidos ao Governo do Estado para melhorar as condições de segurança no trânsito do local.

Em fevereiro deste ano, moradores do bairro Bonsucesso fizeram uma manifestação de protesto pedindo a duplicação da vicinal. Para que isso aconteça, é preciso realizar estudos para verificar o fluxo de carros na via.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.