Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro iniciou na segunda-feira (3) a reforma do telhado do prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Avenida 29, no Bairro do Estádio. As telhas velhas, que apresentavam rachaduras e problemas com infiltração, estão sendo substituídas. O serviço é realizado por empresa contratada pela autarquia. “A má conservação do telhado causava uma infinidade de goteiras e infiltrações dentro da UBS e o problema vem se arrastando desde 2011, segundo relatos dos próprios funcionários”, explica o secretário de Saúde, Djair Francisco.

“Estamos resolvendo problemas estruturais antigos, para oferecer mais conforto aos usuários e funcionários da saúde”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Com a chuva de granizo ocorrida em junho do ano passado, a situação se agravou, mas nenhum reparo foi feito. “Em alguns locais, a cobertura tinha sido improvisada com lonas plásticas”, informa o secretário.

A troca do telhado faz parte de um projeto maior de reforma da UBS iniciado no mês passado pela Fundação de Saúde. O serviço pretende resolver alguns dos principais problemas encontrados na unidade como rachaduras nas paredes, pintura em mau estado de conservação e infiltrações na estrutura por causa das telhas quebradas, algumas coladas com fita adesiva. O prédio também apresentava problemas nas redes elétrica e de telefonia, com fios emaranhados e expostos sobre o telhado.

O secretário Djair informa que a reforma começou pela pintura externa do prédio, que está em andamento, e a readequação das redes elétrica e de telefonia. Nesse momento está sendo feita a troca do telhado. A previsão é que os reparos sejam concluídos até agosto. Djair observa que assim como a UBS da 29, várias outras unidades estão precisando de reformas. De acordo com ele, a Fundação de Saúde já mapeou essas unidades e fez planejamento para execução das obras. “Com as reformas, vamos proporcionar maior segurança aos servidores e cidadãos que utilizam as unidades”, salienta.

Inaugurada na década de 1970, a Unidade Básica de Saúde “Oreste Armando Giovani” é uma das unidades que mais prestam atendimento médico a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em consultas, exames e demais procedimentos dentro do Programa de Atenção Básica. A unidade fica na Avenida 29, 1.311, no Bairro do Estádio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.