O rio-clarense Ilmar Zena participou do reality show Food Truck – A Batalha, no canal pago GNT

Vivian Guilherme

O Food Truck pode ser definido como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos de forma itinerante. No mundo todo, este tipo de comércio é sucesso e no Brasil a novidade começa a se espalhar, principalmente na cidade de São Paulo.

O rio-clarense Ilmar Zena participou do reality show Food Truck – A Batalha, no canal pago GNT
O rio-clarense Ilmar Zena participou do reality show Food Truck – A Batalha, no canal pago GNT

Em Rio Claro, os Food Trucks ainda são novidade. O chef rio-clarense Ilmar Zena, que participou em maio deste ano do reality show Food Truck – A Batalha, no canal GNT, comenta que na Cidade Azul a demanda ainda é pequena.

“Eu acho que Rio Claro não tem demanda para isso, não é à toa que o único Food Truck da cidade fica parado a semana toda na frente do estabelecimento. Eu acho que a procura seria maior em eventos de Truck, como teve no Clube de Campo, onde a questão da novidade faz a demanda”, comenta o comerciante.

Apesar de ter participado de reality show específico no segmento, Ilmar ainda não possui um Truck. “Gostaria de ter, mas, como é uma novidade nos grandes centros, trata-se de um investimento muito grande, em que o retorno em Rio Claro seria inviável”, comenta o chef, que diz que participar do reality show foi uma experiência interessante.

FUNCIONAMENTO

Em junho deste ano, o presidente da Câmara, João Zaine, através da alteração da Lei 4636/2013, abriu caminho para que Rio Claro também tenha mecanismo legal para esta novidade do comércio de rua.

“A população do Brasil tem se interessado cada vez mais pelos Food Trucks e Food Bikes, famosos veículos adaptados para ter uma cozinha e produzir e vender alimentos, conceito já usado pelos americanos, dentre outros”, assinala João Zaine.

Na avaliação de Zaine, o Food Truck surge também como uma novidade consistente que possibilita o crescimento do comércio gastronômico, abrangendo, inclusive, segmentos do turismo e da cultura, além de trazer uma série de benefícios.

foodtruck -gráfico

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%