Clima esquenta na Saúde. Relação entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e hospital Santa Casa de Rio Claro passa por mais um embate. Nesta semana, o JC evidenciou em suas páginas uma matéria com o secretário de Saúde Djair Cláudio Francisco. Na entrevista, o secretário afirmou que a previsão da assinatura da renovação do contrato de um ano com o hospital deveria acontecer nesta semana. No entanto, foi realizado nessa sexta-feira (27) um aditivo com o hospital, renovando a prestação de atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) por mais 30 dias. A previsão, segundo assessoria de imprensa da FMS, é que a renovação de um ano seja assinada até dezembro, em razão do estudo da modalidade ‘subvenção’ ao hospital, que está sendo discutido internamente na Fundação. “Até hoje não foi vinculada a subvenção ao resultado”, comentou na ocasião da entrevista o presidente da FMS. Nessa sexta, o prefeito Juninho da Padaria reforçou o aditivo de 30 dias, completando ainda que a Santa Casa “presta serviços de grande relevância para o município de Rio Claro”.

Maria do Carmo (PMDB) sai em defesa do hospital. Demonstrou preocupação com o aditivo, e diz que “isso nunca aconteceu na história da cidade”. Questionou ainda: “Será que isso não irá gerar problemas com o Ministério da Saúde e com o Tribunal de Contas?”, indagou. Comentou também que a assinatura para prestação de serviço temporário gera uma expectativa no hospital. “Cadê o posicionamento do Conselho Municipal de Saúde? Como, sem ter uma certeza, o hospital pode aumentar o número de vagas?”, perguntou afirmando que o assunto fará parte de seu discurso na tribuna na próxima sessão da Câmara Municipal. Recentemente, o secretário Djair Cláudio Francisco e o Hospital Santa Filomena assinaram contrato que credencia a instituição a realizar cirurgias eletivas pelo SUS. “Os diretores das UPAs poderiam fazer um levantamento dos pacientes que poderiam ser atendidos nesse mutirão”, sugeriu Maria.

“Dívida” com Santa Casa

Contrato com validade de um ano assinado na gestão Altimari (PMDB) com hospital Santa Casa previa pagamento de subvenção de R$ 4 milhões. Deste total, resta à Fundação Municipal de Saúde efetuar o pagamento de R$ 1,2 milhão. A última parcela paga pela FMS referente a esta subvenção do contrato de Altimari foi em agosto. Estão em aberto parcelas dos meses de setembro e outubro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.