A Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, a Feena em Rio Claro, receberá investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões em breve. A informação, divulgada na semana passada pela reportagem do Jornal Cidade, foi destaque em entrevista nessa quinta-feira (1º) na Rádio Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação. Lucila Manzatti, diretora-adjunta da Regional Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, órgão que faz a gestão da unidade de conservação, falou sobre o assunto e destacou empenho para as novas ações.

“Ficamos muito felizes com esse recurso que veio da Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo, que é um órgão da Secretaria do Meio Ambiente. Quero agradecer o apoio do prefeito Gustavo para essa conquista, do Ministério Público e vereadores que sempre nos apoiaram. Os recursos serão utilizados principalmente para investimentos ligados à infraestrutura da Floresta, que é uma área que recebe mais de 100 mil visitantes por ano”, comenta.

A setorização do esgoto dentro do antigo Horto Florestal será uma das ações. “Vai ser refeito, precisamos dar exemplo, como uma área protegida, de cuidado com nosso próprio esgoto. O abastecimento de água potável também é muito importante. Vamos refazer a parte elétrica, concentrando na área de uso público, onde os visitantes se concentram. Ali temos um cabeamento antigo e, para fazer qualquer tipo de evento, desde festivais gastronômicos até corridas, sempre precisa de equipamentos que exigem a rede elétrica”, acrescenta a diretora.

O telhado do Museu do Eucalipto, local que tem mais de 100 anos de existência, também receberá intervenções. “Investimos um recurso em 2015, mas é manutenção, o tempo todo tem que cuidar de infiltrações, nas telhas, iluminação melhor, roteiro mais adequado para os visitantes”, diz. O Solar Navarro de Andrade, casarão amarelo que abrigou o engenheiro que dá nome à Floresta Estadual, vai ser reformado, assim como um dos prédios, que vai servir como hospedaria para pesquisadores.

Segundo a diretora, os investimentos também servirão como atrativos para que empresários e investidores assinem parcerias para utilização de negócios comerciais dentro da Feena. “Por isso esses investimentos básicos para que os empresários digam ‘agora vale a pena’. A Floresta poderá receber permissões de uso, por ‘X’ anos, e que o empresário terá um retorno. Já identificamos que seriam serviços de alimentação, esporte e lazer. Vamos abrir chamamentos públicos com as condições e as pessoas irão participar”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.