O Dia de Finados é celebrado nacionalmente nesta quarta-feira (2) e o Cemitério Municipal São João Batista, de Rio Claro, tem uma programação especial para quem visita o túmulo de parentes e amigos. A abertura de todos os portões são às 6 horas e o fechamento às 18h. Cinco missas acontecem nesta quarta no local. A primeira às sete, seguida das nove, às 11 e, após o almoço, às 14 horas e também às 16h.

A lavagem de túmulos não é permitida hoje, para que não atrapalhe a visitação da população ao cemitério.

Ao longo de todo ano a prefeitura municipal de Rio Claro orienta os visitantes sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e neste dia não é diferente. Segundo o departamento responsável, é preciso sempre retirar os plásticos dos vasos de flor e àquelas que possuem pratinhos é fundamental que estejam com areia, pois evita o acúmulo de água.

SEPULTURAS

Com aproximadamente 14 mil túmulos, o Cemitério Municipal São João Batista guarda muita saudade e histórias, desde pessoas que marcaram a história da cidade de Rio Claro, até sepulturas de oito andares.

A primeira pessoa a ser sepultada no local foi o engenheiro que projetou o espaço, o Capitão Manoel José de Carvalho, em 1º de novembro de 1875.

Barão de Dourados, que faleceu em 30 de dezembro de 1893 também está sepultado no São João Batista e seu túmulo é um dos que mais chamam a atenção por imponência e tamanho, assim como o de Visconde do Rio Claro. José Estanislau de Oliveira faleceu em 3 de setembro de 1884 e está enterrado ao lado de sua esposa, Elisa Mello Franco de Oliveira, sepultada em 20 de abril de 1892.

Locais bastante visitados pela população de Rio Claro e de toda região também são as sepulturas da “Moça de Branco”, do “Boiadeiro”. Um túmulo em formato de coração, que pertence à família Saraiva, segundo a lápide, também chama a atenção dos visitantes, segundo a administração do cemitério.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.