Festas temáticas apresentam variedades gastronômicas

400

Sidney Navas

Festas Temáticas reúnem os costumes e culinárias de outros países. Na foto, um prato chinês servido na folha de bananeira, conhecido como ‘Noodless Stir Fry’
Festas Temáticas reúnem os costumes e culinárias de outros países. Na foto, um prato chinês servido na folha de bananeira, conhecido como ‘Noodless Stir Fry’

O Brasil, como é do conhecimento geral, reúne em sua formação a cultura de vários outros países e os estrangeiros, além das tradições, também trouxeram pra cá suas riquezas gastronômicos apresentando pratos que para nós não são muito comuns e conhecidos.

Por conta desta maravilhosa diversidade, está se tornando cada vez mais comum a realização das chamadas Festas Temáticas, que como o próprio nome sugere, é elaborada a partir das culinárias e costumes de um determinado país ou região do mundo.

Em Rio Claro, o chefe de cozinha e um dos donos de um restaurante que serve comida internacional, Juarez Hespanhol Vitta, afirma que em muito breve pretende promover festas temáticas na cidade.

“Temos incluso nos nossos projetos a ideia de promover a noite, encontros de pequenos grupos de até 60 pessoas para degustação de cardápio temático. Acreditamos que essa é uma tendência de mercado que veio pra ficar”, argumenta Juarez.

Ainda segundo ele, em Rio Claro, de forma discreta, há muito tempo se promove a diversidade culinária e cita como exemplo a Festa das Nações, a realização de jantares árabes entre outros eventos. “Hoje a culinária temática é um movimento que ganha cada vez mais força”, explica. Entretanto uma festa neste sentido, dependendo da culinária selecionada pode ficar caro.

“Isso muito é relativo, pois, depende da vontade do cliente. Ele pode desejar o suprassumo da sofisticação na decoração e no cardápio, ou não. Eu, por exemplo, acredito que é possível ser sofisticado na simplicidade”, assegura o chefe de cozinha.

Mas se você ainda nunca provou pratos internacionais, pode fazer isso sem participar de uma festa temática. Isso porque, no restaurante de Juarez, no Centro da Cidade é possível encontrar em sua mesa gastronômica, pratos de diversas origens, sendo um mais gostoso que o outro.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: