Lago situado dentro da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Gilberto Junior)

Lucas Calore

Lago situado dentro da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Gilberto Junior)
Lago situado dentro da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Gilberto Junior)

Historicamente, o município de Rio Claro tem uma ligação direta com a produção cafeeira durante décadas do Século 19. Em fazendas da região da cidade, o trabalho era feito por escravos, que posteriormente à abolição da escravatura, foram substituídos por imigrantes ou ainda viraram assalariados.

Parte desta rica história pode ser conferida em propriedades como a Fazenda Santa Gertrudes e a Fazenda Ibicaba, ambas importantes produtoras de café naquele tempo e que estão bem perto de Rio Claro. Os anos passaram, mas as estruturas das fazendas permaneceram e o público pode visitar e conhecer.

Fazenda Sta. Gertrudes

Fazenda Santa Gertrudes - (Foto Diga Xis)
Fazenda Santa Gertrudes – (Foto Diga Xis)

Fundada em 1854, a Fazenda Santa Gertrudes foi fundada pelo Barão de São João de Rio Claro. Seu nome, ao contrário do que muitos pensam, foi posto pelo Barão em homenagem à memória de sua mãe, D. Gertrudes Galvão de Moura Lacerda.  Com arquitetura francesa, a fazenda preserva toda sua estrutura até os dias de hoje.

O percurso com duração de duas horas permitirá ao visitante uma ideia real do trabalho e da técnica numa época em que todo o transporte era efetuado em lombo de burro, de carroção ou em carros de bois, e a energia elétrica provinha do vapor e de rodas de água. Mais informações no www.fazendasantagertrudes.com.br.

Fazenda Ibicaba

Fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis (Foto: divulgação)
Fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis (Foto: divulgação)

A Fazenda Ibicaba fica localizada em Cordeirópolis. Aberta em 1817, teve destaque no trabalho da plantação de café e na imigração. Com a criação de Cordeirópolis, foi desmembrada de Limeira em 1948.

A Ibicaba conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, capela,  senzala, tulha, terreiros e aquedutos construídos pelos escravos e muito mais. Mais informações no site www.fazendaibicaba.com.br.

FÉRIAS JC

Está passeando nestas férias? Envie foto com o seu nome completo e descrição do local da viagem para o WhatsApp da Redação do JC. Anote o número: (19) 99942-4100. Participe!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.