Vacina contra a febre amarela deve ser aplicada no mínimo dez dias antes da viagem, a fim de garantir a proteção (foto ABr)

Lucas Calore

O Ministério da Saúde divulgou uma lista com os municípios em que deve haver vacinação contra a febre amarela. Cidades da região estão inclusas, como Brotas, a 74 km de distância de Rio Claro, São Carlos (65 km) e Araraquara (103 km).

Em São Carlos confirmou-se na quinta-feira (2) que um homem de 37 anos, natural de Minas Gerais, estava com a doença. Ele ficou internado numa unidade hospitalar, porém após medicação foi liberado e retornou para sua cidade de origem.

Rio Claro

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro confirmou na tarde dessa segunda-feira (6) que a cidade não é área com a recomendação rotineira da vacina.

Uma mudança nesse sentido ocorre a partir de uma notificação do GVE – XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica), com sede em Piracicaba, o que não ocorreu. O órgão é responsável por coordenar, supervisionar e controlar as vigilâncias epidemiológicas em 26 municípios, incluindo Rio Claro.

Assim, em Rio Claro continuam a valer as mesmas recomendações do Ministério da Saúde, de que só devem tomar a vacina contra a febre amarela quem for viajar para áreas consideradas de risco. A Fundação Municipal de Saúde alerta que a vacina pode ter efeitos colaterais graves.

Doses

Um novo lote de vacinas será disponibilizado para Rio Claro na próxima quinta-feira (9). O pedido era para acontecer nessa segunda (6), mas por orientação do próprio GVE-XX foi alterada a data. A Fundação de Saúde ressalva que nesse período não faltarão vacinas nos postos do município. O novo pedido é de mais mil doses.

Suspeita

Conforme noticiou o Jornal Cidade no último sábado (4), com relação à suspeita de casos de febre amarela em Rio Claro, o quadro permanece inalterado, sem nenhuma suspeita.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.