O Ministério Público oficiou na última sexta-feira (11) ao prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) a prestar esclarecimentos, ainda nesta semana que se inicia, sobre nomeações recentes na Prefeitura de Rio Claro.

O Farol JC revelou dias atrás que uma denúncia chegou à Promotoria de Justiça citando a nomeação de Amanda dos Santos Romero Maia como diretora na Secretaria Municipal de Educação. A servidora comissionada é apontada como suposta irmã da primeira-dama Bruna Perissinotto.

Na mesma representação cita-se também o caso envolvendo o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni), Tu Reginato, que deixou a entidade para ser o novo secretário de Governo e Relações Institucionais.

A promotora Geórgia Carla Chinalia Obeid analisou as informações e espera uma explicação por parte do chefe do Poder Executivo. Segundo documento ao qual a coluna obteve acesso nesse sábado (12), em primeira mão, a titular da 7ª Promotoria de Justiça de Rio Claro está solicitando esclarecimentos cabíveis sobre a veracidade dos fatos, encaminhando as portarias de nomeações de ambos os citados, e respondendo quais são as funções e os requisitos legais para os cargos ocupados, indicando a base normativa.

Também, sob a luz do interesse público, quais são as formações e/ou currículos de Amanda e Reginato que os tornaram aptos às nomeações realizadas. Por fim, informar se existe ou existiu qualquer tipo de parentesco, amizade ou relação íntima entre Amanda dos Santos Romero Maia e Bruna Perissinotto ou seus familiares.

E isso não é tudo. No dia 17 de março a promotora de Justiça realizará oitivas com denunciantes. Em manifestação ao Ministério Público, eles elencaram uma série de acontecimentos recentes dentro da Prefeitura sob alegação de possibilidade de improbidade administrativa, como aprovação de lei, por parte da Câmara Municipal, que prevê que a porcentagem de ocupação dos cargos comissionados por servidores efetivos de 10%, a aprovação da Reforma Administrativa de cargos na Prefeitura de Rio Claro, a própria nomeação de Tu Reginato a secretário e posterior aprovação, também no Poder Legislativo, de reajuste salarial de 8% aos servidores municipais, e o suposto parentesco de Amanda com Bruna Perissinotto.

A Secretaria Municipal de Justiça da Prefeitura de Rio Claro chegou a oficiar ao Ministério Público na quinta-feira (10) sobre a investigação em andamento. “(…) As nomeações ocorreram conforme a legislação vigente e de acordo com a Constituição Federal, inexistindo, portanto, quaisquer irregularidades ou ao menos indícios de irregularidades que possam macular o ato administrativo. (…) Também não prospera a superficial alegação de prática de nepotismo, uma vez que não há vínculo algum de parentesco com a Sra. Amanda dos Santos Romero Maia”, afirmou, enviando certidões de registro da nomeada e da primeira-dama.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.