Mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nas mais diversas áreas do mercado de trabalho e na sociedade. Nas forças armadas, a situação não é diferente. Nesta semana, conforme divulgado pelo JC pelos editores Lucas Calore (Política) e Vlada Santis (Segurança), é a primeira vez na história que Rio Claro terá uma comandante da Guarda Civil

Joelma Borges de Assunção Silva, de 53 anos, é destaque nas lentes do 50+ deste domingo (27) para falar sobre a coragem e a determinação da mulher. Com 1,65 metros de altura, a mulher que está fazendo história na farda azul marinho de Rio Claro iniciou a carreira na corporação em 1998 – como a primeira figura feminina da corporação. Embora trabalhe de farda, coturno e colete, Joelma não deixa de ser bem feminina. Com maquiagem leve e coque no cabelo, ela realiza patrulhamento pela cidade e mostra, com dinamismo e liderança, como é trabalhar em equipe. “Minha vida profissional é pautada no lema da corporação ‘Proteger e Servir’. Minha expectativa é aprimorar as atividades desenvolvidas pela Guarda Civil aumentando ainda mais o bem-estar dos rio-clarenses. Mas, no começo da carreira, nem tudo foram flores. Tive inúmeros olhares e atitudes preconceituosas. Mas acredito que isso tem diminuído conforme o tempo”, disse.

Raio X

Nome completo: Joelma Borges de Assunção Silva

Idade: 53 anos 

Profissão: Guarda Civil Municipal 

Relacionamento: Casada

Filhos: Laura e Lorena

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.