Rio Claro abriu na quarta-feira (8), no Centro Cultural “Roberto Palmari” a mostra do Prêmio Nacional Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) de Design, que pode ser vista pelo público até o fim de dezembro, das 8 às 18 horas, no saguão do Centro Cultural. Estão em exposição peças produzidas por empresas cerâmicas e de revestimento de todo país.

“Para nós é um prazer abrirmos espaço para que a população possa conferir trabalhos tão belos, em uma parceria que incentiva a cultura e valoriza os profissionais da indústria cerâmica, setor que movimenta a economia da região”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

“O trabalho do setor cerâmico é muito importante para Rio Claro e região não só pela geração de emprego e arrecadação de impostos, mas também divulga positivamente o município”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou a abertura da exposição ao lado dos vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes.

Luís Fernando Quilici, diretor de relações institucionais e governamentais da Aspacer, enfatiza o quanto a cidade de Rio Claro é representativa para o setor, como grande centro produtor da argila e sede de três plantas produtivas geradoras de emprego e renda. Para Valmir Carnevali, vice-presidente administrativo da Aspacer e diretor da cerâmica Savane, é muito gratificante ver o quanto as empresas evoluíram em qualidade e quanto os profissionais se empenharam para apresentar belíssimos trabalhos nesta edição do prêmio.

A partir de iniciativa da Secretaria da Cultura, a exposição reúne trabalhos participantes da 5ª edição do Prêmio Nacional Aspacer de Design, evento promovido em agosto pela Aspacer e Centro Cerâmico do Brasil, com a participação de 56 profissionais.

Além de conhecer os trabalhos inscritos na mostra, o público que compareceu à abertura oficial da exposição pôde acompanhar apresentação da bailarina Rafaela Martins e do músico Jonas Moncaio, representando por meio da dança e da música instrumental a relação do homem com a argila, matéria-prima essencial para a produção de revestimentos cerâmicos. Os convidados também acompanharam apresentação do Quinteto de Cordas de Rio Claro.

A 5ª edição do Prêmio Nacional Aspacer de Design teve como vencedores: na categoria fornecedor, em primeiro lugar Luciano Amancio Alves (Icon Estampos e Moldes) e em segundo lugar Geonini Eugênio Dierings (Smaltceram); na Categoria Fabricante – Pastilhas e Peças Especiais a primeira posição ficou com Gisele Matiola Simon (Ceusa Revestimentos Cerâmicos) e a segunda com Patrícia Loch Zanivan (Cerâmica Portinari); na categoria Porcelanato a vencedora foi Michelle Picelli (Incefra) e em segundo lugar ficou Denizia Mateus Satiro (Massima Revestimentos Cerâmicos); na categoria Via Seca a primeira colocada foi Kuka Pacheco (Cerâmica Savane) e o segundo Miguel Felipe Capobianco (Cerâmica Formigrês); na categoria Conceito em primeiro lugar ficou Denizia Mateus Satiro (Ceusa Revestimentos Cerâmicos) e em segundo Mateus Henrique Lahr (Cedasa Indústria e Comércio de Pisos).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.