Modelo holandês, empregado no tratamento do esgoto pela BRK na cidade, foi eleito como o melhor avanço em tecnologia do segmento na última década.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, de Rio Claro, foi apontada como unidade referência pela Royal Haskoning DHV, empresa holandesa detentora da patente da tecnologia do processo Nereda®, para uma visitação de profissionais projetistas de saneamento. O modelo de tratamento adotado pela BRK, concessionária responsável pelo sistema de esgoto do município, é tido como revolucionário (por utilizar biomassa granular e dispensar a necessidade da adição de produtos químicos).

A visita técnica realizada na quinta-feira, dia 9, foi requisitada pela própria Royal Haskoning DHV como parte de um treinamento sobre o processo Nereda®, que está sendo ofertado para algumas empresas que têm trabalhado em projetos e obras relacionadas à tecnologia holandesa de tratamento de efluentes. Especificamente da visita à ETE Jardim Novo, participaram representantes de duas empresas de engenharia, além dos profissionais da BRK e da própria RHDHV, da Holanda.

“A ETE Jardim Novo representa uma evolução no conceito de tratamento de esgoto. Hoje, ela é responsável pelo tratamento de mais de 600 milhões de litros de efluentes por mês e podemos dizer que a tecnologia nela empregada teve um papel essencial para que pudéssemos evoluir com nossa meta de universalização quando nos referimos ao tratamento de efluentes sanitários”, afirma o gerente de operações da BRK, Alexandre Leite.

O sistema Nereda® opera na concessão de Rio Claro desde 2017. O modelo, desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, tem como características principais consumir menos energia, redução de espaço quanto a estruturas civis e garantia de remoção de nutrientes como fósforo e amônia sem adição de químicos.

“Ter a ETE Jardim Novo como uma referência para a empresa que desenvolveu este modelo de tratamento de esgoto é algo gratificante e demonstra que temos extraído dele o que há de melhor. Nossa proposta, de levar o saneamento muito além do básico, passa por ações que incluem o investimento em alta tecnologia, pensando na qualidade dos serviços prestados à população e na preservação do meio ambiente”, destaca Leite.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.