Foto: Arquivo JC.

Falta de manutenção ou serviços realizados de forma incorreta foram apontados pelos parlamentares na sessão ordinária realizada nesta terça-feira

A falta de manutenção nas estradas rurais e as dificuldades enfrentadas pelas famílias de produtores rurais levaram os vereadores a tecer uma série de críticas ao governo municipal e ao desempenho do secretário municipal da Agricultura, Valmir de Jesus Pinton. O debate começou com o vereador Alessandro Almeida (Podemos) que apresentou as condições precárias da Estrada de Jacutinga, relatando a impossibilidade de escoamento da produção por parte das famílias que residem na região e os riscos e medo enfrentados diariamente pelos estudantes que utilizam os ônibus do transporte escolar.

Diante das declarações de Alessandro, outros parlamentares também cobraram obras para melhorar outras estradas rurais. Hernani Leonhardt (MDB) e Rafael Andreeta (sem partido) lembraram outras vias que também estão intransitáveis. Andreeta também destacou que em reunião na Câmara Municipal, o próprio secretário admitiu que não tem conhecimento sobre a questão da manutenção das estradas rurais.

Para a vereadora Carol Gomes (Cidadania), a situação pede troca no comando da Secretaria da Agricultura, responsável pelos serviços de manutenção nas estradas rurais. A própria líder do governo do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) na Câmara falou sobre o “loteamento” de cargos, já que é sabido que a Secretaria da Agricultura tem secretário escolhido pelo vice-prefeito Rogério Guedes.

Na defesa de Valmir, o vereador Paulo Guedes (PSDB) lembrou a falta de recursos enfrentada pela secretaria. Já o vereador Julinho Lopes (Progressistas) apontou erros na forma como a manutenção vem sendo realizada, como na Estrada do Sobrado, onde o escoamento de água está obstruído. Para Alessandro, “se a culpa não é do Valmir, a culpa é do prefeito”.

Desde o final do ano passado, o Jornal Cidade publicou várias matérias sobre os problemas enfrentados pelas famílias que residem na zona rural de Rio Claro.