Estudos sobre a prática de esportes sugerem a ligação entre a produção de adrenalina e o bem-estar

Favari Filho

Estudos sobre a prática de esportes sugerem a ligação entre a produção de adrenalina e o bem-estar
Estudos sobre a prática de esportes sugerem a ligação entre a produção de adrenalina e o bem-estar

Os esportes de aventura provocam fortes emoções que, somadas às atividades físicas, atenuam a sensação de insatisfação cotidiana. Entre as modalidades mais procuradas estão o paraquedismo, o snow board, o voo livre, o rafting, o trekking, a remada e a verticália, pois oferecem a sensação de autossuperação dos limites físicos e psicológicos. De acordo com o professor de Educação Física da OPS Cursos Operacionais e agente da Polícia Federal, Dennis Ferrão, os esportes de aventura podem ser praticados por todas as pessoas com algum nível de estresse e, inclusive, expôs, é muito desenvolvido na PF.

“O intuito do trabalho é criar um ambiente no qual os policiais não tenham controle da situação, pois a pior posição para o profissional é quando a ansiedade vira um inimigo nas operações”, comentou.

No entanto, não são apenas os policiais que podem obter benefícios no treinamento, a gestão das emoções deve ser realizada por todos os profissionais que lidam com um alto índice de nervosismo – esclareceu – assim como bombeiros, médicos cirurgiões, socorristas, repórteres, coordenadores de eventos, pilotos aéreos, bancários, enfim.”

Praticar um esporte de aventura é uma questão de superação e descoberta; o professor lembrou que existem estudos que sugerem a ligação entre a produção de adrenalina e a prática dos esportes de aventura, porém ainda não comprovados. Ferrão enfatizou também que o “esporte está ganhando espaço e a sua prática tem sido popularizada em todas as camadas sociais”, provavelmente devido ao baixo custo em relação aos benefícios. Portanto, estressou? Pratique esporte! Mas fique atento, a prática deve ser acompanhada por especialistas.

Estresse

Comumente, a causa que leva à doença é desconhecida; o esporte pode ser a cura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.