As primeiras cirurgias de pterígio no Espaço Mais Saúde de Rio Claro estão marcadas para esta quinta-feira (15). Dez pacientes estão agendados para passar pela intervenção ocular. Cirurgia de pterígio é uma intervenção de média complexidade necessária devido ao crescimento em excesso e vascularizado da membrana transparente que recobre toda a região branca do olho. O problema pode afetar a visão caso se estenda pela região central da córnea.

Além de iniciar as cirurgias de pterígio, a prefeitura agendou vários outros atendimentos para esta semana no complexo médico-hospitalar. Ainda nesta quinta-feira, cinco pacientes têm cirurgias vasculares marcadas e outros 25 são aguardados para o exame de Doppler vascular, além de 65 que deverão fazer consulta oftalmológica. Para a sexta-feira (16) estão marcados 10 exames de colonoscopia e, para o sábado (17), 50 consultas com o médico ortopedista.
O Espaço Mais Saúde é uma iniciativa da prefeitura para reduzir a fila de espera do SUS por consultas, exames e cirurgias. A Secretaria Municipal de Saúde chama os pacientes por telefone, de acordo com as normas de regulação. Tudo é realizado de maneira organizada ágil. Por exemplo, os pacientes que farão as cirurgias de pterígio nesta quinta-feira já passaram por consultas com oftalmologista do Espaço Mais Saúde e no local fizerem todos os exames pré-operatórios necessários. De 20 de setembro de 2017 até o fim do mês de janeiro foram atendidas 5.289 pessoas no Espaço Mais Saúde de Rio Claro. No final deste mês o complexo médico-hospitalar será ampliado para que em março tenham início exames de mamografia, para os quais há mais de 2.200 pacientes na fila de espera.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.