Um morador do bairro Jardim Paulista II, mais precisamente na Rua 27, vem enfrentando um problema recorrente e preocupante: o aparecimento de escorpiões em sua residência, desta vez no banheiro.

Wanderley Barbosa contou à reportagem do JC que não é a primeira vez que encontra o aracnídeo e novamente o susto foi grande.

“O localizei no meu banheiro, estamos bastante preocupados, precisamos de uma solução para esse problema aqui no Jardim Paulista, não é só na minha casa que aparecem”, relata.

Questionada, a prefeitura municipal de Rio Claro esclareceu que o Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas e orientações relacionadas ao aparecimento de escorpiões. No caso de aparecimento destes animais, as solicitações devem ser feitas via ouvidoria municipal, pelo telefone 3526-7105, para que equipe vá até a residência e possa orientar os moradores sobre cuidados preventivos. Os moradores nunca devem manusear os escorpiões.

O veneno para eliminar escorpiões tem baixa eficácia. A principal orientação é em relação ao descarte correto de materiais, já que o acúmulo de entulho favorece a proliferação de escorpiões. O município de Rio Claro dispõe de oito ecopontos, onde entulho e outros materiais podem ser descartados gratuitamente. Os escorpiões também se alimentam de baratas, daí a importância de redobrar cuidados para que as baratas não apareçam e sejam atrativos para escorpiões.

Escorpiões normalmente ficam nas redes de água e esgoto e têm como porta de entrada às residências ralos e rede elétrica. Por isso é importante que as tomadas tenham espelhos e os ralos devem ser fechados.

No caso de picada, deve-se buscar uma unidade de pronto atendimento. Se a vítima tiver menos de 10 anos, a orientação é para que seja levada diretamente à Unidade de Urgência e Emergência Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida 15 (antigo PSMI).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.