Alunos da rede estadual voltam às aulas no dia 3 de agosto (Foto: A2img / Milton Michida)

Ednéia Silva

As férias de julho terminaram nesta semana para os alunos da rede municipal de ensino. O segundo semestre do ano letivo foi iniciado na última segunda-feira (27) para cerca de 20 mil estudantes municipais. Já, na rede estadual de ensino, as aulas serão reiniciadas na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto.

Na rede municipal de ensino, as férias começaram no dia 9 de julho e se estenderam até o dia 26 de julho. As creches não fecharam durante o recesso e o atendimento às crianças foi mantido. A rede municipal tem 55 escolas.

Alunos da rede estadual voltam às aulas no dia 3 de agosto (Foto: A2img / Milton Michida)
Alunos da rede estadual voltam às aulas no dia 3 de agosto (Foto: A2img / Milton Michida)

Na rede estadual de ensino, o recesso de julho começou no dia 3 de julho e as aulas serão retomadas na segunda-feira (3) para mais de 13 mil estudantes. O período de recesso pode ter sido menor para os alunos que estudam nas escolas onde houve greve dos professores. Nesse caso, a Secretaria de Estado da Educação destinou as duas últimas semanas do recesso para a reposição das aulas, com base em calendário montado pela própria unidade de ensino.

“Cada unidade escolar define o seu calendário, com as datas específicas de início do recesso. O cronograma de atividades de reposição, em caso de necessidade, também é decidido pelas direções em parceria com alunos, responsáveis e comunidade escolar. As equipes poderão utilizar o período entre 3 e 17 de julho e/ou o recesso agendado para os dias 20 de julho a 2 de agosto”, esclarece a pasta.

As escolas estaduais também estão fazendo matrículas para o segundo semestre de alunos transferidos de outra rede ou estado. Para isso, é preciso comparecer à escola com documento de identidade e comprovante de residência. Quem tem menos de 18 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Além das matrículas, durante o recesso, os alunos também podem fazer transferências para outra escola devido a mudança de bairro ou cidade.

Nas escolas privadas, cada unidade adota calendário próprio. No Colégio Puríssimo, as aulas retornam na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto. Os alunos do Colégio Koelle iniciam o segundo semestre do ano letivo também no dia 3 de agosto, mesmo dia de retorno para os estudantes dos Colégio Alem, Objetivo e Claretiano. No Colégio COC as aulas foram retomadas nos dias 28 e 29 de julho.

ATENDIMENTO

A rede municipal de ensino oferece educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclos 1 e 2. O primeiro corresponde ao ensino da primeira à quarta série, e o segundo equivalente à grade curricular desenvolvida entre a quinta e oitava série. Cada módulo da EJA, que equivale a um ano letivo, dura seis meses.

Ao todo, são vinte escolas da rede estadual de ensino no município. Elas oferecem ensino fundamental 2, para alunos do 6º ao 9º ano, e ensino médio. Atualmente três das vinte unidades atendem os alunos em período integral, são elas a Carolina Augusta Seraphim, Marciano de Toledo Piza e Chanceler Raul Fernandes. A rede também oferece curso gratuito de línguas para estudantes. As aulas acontecem no Centro de Estudos de Línguas (CEO), que funciona na Escola Joaquim Ribeiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.