A sete meses do início dos Jogos Abertos do Interior – 17 a 29 de setembro –, que neste ano terá Rio Claro como sede, o governo paulista intensifica os trabalhos de preparação. Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário municipal de Esporte e Turismo, Ronald Penteado, recepcionaram equipe da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude formada pelo coordenador Nelson Alves Filho, diretor Dimas Travesso, assistente técnico Rafael de Guzzi Neto e a diretora Cligicia Maria Bellemo.

A comitiva esteve na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e visitou o Clube de Campo de Rio Claro onde foi recebida pelo presidente Pedro Ivo de Arruda Campos. Nelson Alves, ao entregar a bandeira oficial dos Jogos Abertos ao prefeito Juninho e ao secretário Ronald Penteado, externou a importância do evento esportivo.

“É a maior competição esportiva da América Latina. Não tenho dúvidas que Rio Claro vai entrar para a história. Agradeço o empenho e a confiança da administração municipal”, disse o coordenador ao estimar que representantes de mais de 250 cidades virão a Rio Claro em setembro. “Esta cidade tem localização geográfica privilegiada, o que vai atrair número maior de competidores”, acrescentou Nelson ao lembrar que no ano passado, na região do ABC, os Jogos contaram com 197 cidades.

O prefeito Juninho enfatizou a importância da entrega da bandeira, bem como da competição que será realizada em Rio Claro. “Muito mais que um simbolismo, a bandeira, que já está em nossa cidade, retrata o trabalho sério desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte para que possamos resgatar nosso espaço no cenário estadual”, assinalou o prefeito ao frisar que há mais de 30 anos o município não sediava essa competição. “O esporte e a educação são fundamentais na construção de uma sociedade responsável e produtiva”, acrescentou.

Ronald Penteado pontuou à equipe do governo paulista a necessidade de recursos para recuperar praças esportivas, através de investimentos, para que a cidade tenha condições de realizar a competição com a qualidade que o evento merece. “Essa visita técnica é muito importante para que possamos criar um cronograma oficial de trabalho. Agradeço o apoio da Secretaria de Estado de Esporte por meio do coordenador Nelson Alves Filho, que não poupa esforços para que possamos em setembro fazer um evento de grande porte em Rio Claro”, assinalou.

Com a expectativa de atrair mais de 12 mil atletas, o titular da Setur comenta que os reflexos da realização dos Jogos Abertos vão muito além das medalhas e troféus em disputa. “Com esse evento esportivo vamos impulsionar o comércio, rede hoteleira e o setor gastronômico da cidade”, conclui Ronald.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.