Imagem ilustrativa da Lua Cheia no Equinócio de Outono no Hemisfério Sul.

A Páscoa judaica, pesach, que significa passagem, e comemora a libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, foi instituída na época de Moisés, em agradecimento à libertação do povo de Israel. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana que comemora a ressurreição de Cristo, ocorrida neste domingo, dia 9 de abril de 2023.

A comemoração da Páscoa para os Cristãos, é o ponto de partida de todas as outras festas eclesiásticas do nosso calendário. A Páscoa é uma festa móvel, dependente de fenômenos astronômicos para que a sua data seja concretizada. A ressurreição ocorreu próxima ao equinócio boreal, de primavera para o hemisfério norte, e equinócio de outono para nós do hemisfério sul, sendo de fato, uma festa móvel, pois esses fenômenos não ocorrem em uma data fixa e precisa.

Em 376, o Natal, que é uma festa fixa, foi imposto através de um decreto apostólico, estabelecendo-se em 25 de dezembro. Nessa época, os calendaristas, tinham muito trabalho para fixar as datas das festas, por motivos de imposições imperiais. Em Roma, desde Cesar, o equinócio foi fixado em 25 de março, já em Alexandria, por motivos estudados, em 21 de março.

Por essa erronia fixação em Roma, no século VIII, a Igreja verificou que a festa estava se deslocando para o verão com o tempo. Em 1572, após ter sido aconselhado pelos maiores astrônomos da época, em especial pelo italiano Aloysius Lillius (1510 – 1576), o papa Gregório XIII propôs em 1582 a reforma do calendário. A reforma diminuiu primeiramente 10 dias no ano de 1582, sanando um erro de 3,1132 dias que se acumulavam no fim de 400 anos no atual calendário da época, o juliano. Assim, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24/02/1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em, ou logo após 21 de março, data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte.

Entretanto, a data da Lua cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Então, o primeiro domingo depois da Lua cheia, depois do Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte ou de Outono para o Hemisfério Sul, é comemorada a Páscoa Cristã.

O momento em que o Sol, vindo do hemisfério sul celeste, em seu movimento aparente pela eclíptica, cruza o equador celeste, indo agora para o hemisfério celeste norte.

Equinócio de Outono

Com a colaboração do astrônomo Fabrizzio Montezzo