Da Redação

A orientação é de que durante essa última semana, os candidatos façam algumas revisões, mas evitem preocupações excessivas com a prova (Imagem: Reprodução)
A orientação é de que durante essa última semana, os candidatos façam algumas revisões, mas evitem preocupações excessivas com a prova (Imagem: Reprodução)

Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 8 milhões de pessoas devem realizar o ENEM para concorrer a bolsas de estudos em universidade públicas e privadas em todo o país. Nesta última semana e reta final até as provas, a recomendação de profissionais da área de educação é de que o ritmo de estudos vá se desacelerando.

No início da semana, a sugestão é de que sejam feitas revisões a partir de provas anteriores, mas para quinta e sexta-feira o melhor é descansar e evitar estresse ou preocupações com os conteúdos. Optar por programas leves, como ir ao cinema ou passar momentos de descontração com amigos e famílias.

Pois, para alguns, realizar o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser considerada uma tarefa que exige resistência, tendo em vista o número de questões e o tempo dado para respondê-las. Ao todo serão 180 questões, divididas em provas de ciências humanas e suas tecnologias, de ciências da natureza e suas tecnologias, no sábado, com duração de 4h30. Para o segundo dia, haverá questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação, cujo tempo para realizá-las será de 5h30.

Levantar-se para beber água ou ir ao banheiro pode ser benéfico, pois ao ativar a circulação desperta a atenção, de modo a manter o ritmo de raciocínio ativo para responder às questões. O tempo médio gasto em cada questão deve ser três minutos. A redação também merece planejamento prévio, recomenda-se que seja desenvolvido o texto antes de responder a todas as questões ou logo após a prova de português.

DICAS DO PORTAL DO ENEM

O cartão de confirmação é entregue pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O documento traz todas a informações necessárias para realização da prova. Caso não seja entregue, o cartão pode ser impresso na página do Inep.

No dia das provas é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta, com tubo  transparente. O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame:

Algumas medidas para evitar contratempos devem ser tomadas, como verificar se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. Recomenda-se ler e conferir todas as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.