Na tarde do último dia 20, prefeito visitou obras na cidade e conversou com o JC

Vivian Guilherme

Na tarde do último dia 20, prefeito visitou obras na cidade e conversou com o JC
Na tarde do último dia 20, prefeito visitou obras na cidade e conversou com o JC

Diversas cidades da região seguem com o impasse da iluminação pública. Desde 1º de janeiro, as concessionárias transferiram os serviços para os municípios, mesmo sem ter entregue o sistema em funcionamento pleno.

Em Ipeúna, a situação não é diferente. O morador Nivaldo Moratto conta que um trecho na região central está inteiramente às escuras desde o dia 1º de janeiro. Ele aponta os trechos da Avenida 7 com a Rua 5 e quarteirões adjacentes. “Procuramos a prefeitura e eles empurram para a Elektro e a empresa empurra para a prefeitura”, comenta o munícipe.

O prefeito de Ipeúna, Ildebran Prata, conversou com o JR nessa terça-feira (20) e comentou que o município não estava preparado para assumir a iluminação. “Estamos fazendo cotação de caminhão específico para este fim”, comentou o prefeito, que lembrou que a concessionária não cumpriu com a determinação da Aneel e entregou o sistema de iluminação com problemas, cerca de 174 lâmpadas estão queimadas. “Quatro meses antes da transferência eles já abandonaram e não fizeram a manutenção”, alertou Ildebran.

Ainda na terça-feira, a Prefeitura obteve liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, ao pedido judicial para que a Elektro continue respondendo pelo sistema de iluminação. A liminar foi concedida pelo juiz Mauro Iuji Fukumoto.

A transferência da gestão do serviço, das distribuidoras de energia elétrica para os governos municipais, é exigência de uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir de 1º de janeiro de 2015. Porém, o processo de licitação para a contratação da empresa especializada ainda não ficou pronto em Ipeúna.

Enquanto isso, de acordo com a liminar, a Elektro continuará obrigada a executar todas as obras e ações necessárias para a manutenção, conservação, melhoria e ampliação do sistema de iluminação ou substituição de lâmpadas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.