Lucas Calore

Abandono, muito lixo e moradores de rua causando muito incômodo. Essa é uma realidade enfrentada por vizinhos de um antigo posto de combustíveis que fica na Rua 9 com a Avenida 13, no bairro São Benedito, próximo ao Centro.

O local já foi pauta em diversas matérias feitas pelo JC, porém a grave situação continua. Um vizinho entrevistado pela reportagem, que prefere não se identificar, diz que “é uma luta” tentar controlar a desordem do lugar.

Abandono, muito lixo e moradores de rua causando muitos incômodos. Essa é uma realidade enfrentada por moradores vizinhos a um antigo posto de combustível que fica na Rua 9 com a Avenida 13, no bairro São Benedito, próximo ao Centro
Abandono, muito lixo e moradores de rua causando muitos incômodos. Essa é uma realidade enfrentada por moradores vizinhos a um antigo posto de combustível que fica na Rua 9 com a Avenida 13, no bairro São Benedito, próximo ao Centro

O senhor comenta que andarilhos têm usado o local como moradia há bastante tempo e que acabam levando lixo ao espaço. A sujeira e o mau cheiro por ali são grandes. Segundo ele, os problemas acontecem há pelo menos quatro anos.

Os moradores de rua que ficam no posto abandonado causam incômodo à noite, quando ficam batendo nas casas vizinhas pedindo dinheiro. Quando não são atendidos, chutam os portões e gritam. Questionado sobre a ação da polícia, o homem diz que ‘já estão cansados’ de ligar para as autoridades para irem ali tentar resolver algo.

Terrenos

Ainda na Avenida 13, porém no cruzamento com a Rua 4, há dois terrenos também em situações precárias. Em um deles, o mato alto e a sujeira acumulada têm feito com que ratos apareçam nas residências vizinhas. Os materiais jogados ajudam na proliferação do mosquito da dengue e usuários de drogas constantemente entram no local.

O senhor Antônio Anunciato, de 75 anos, mora próximo ao local há 15 anos e diz que há pelo menos 10 anos o terreno está aberto. “Deveriam fechar o terreno e limpá-lo. Durante algum tempo atrás, um senhor vinha limpar e podar o mato, mas parou de vir”, comenta.

No outro lado da rua, há um antigo terreno que ainda mantém um imóvel que restou de uma construção que havia antigamente ali, e que também tem causado incômodo. Recentemente, porém, o proprietário resolveu agir. Há alguns dias que pedreiros trabalham na construção de muros para fechar o local.

Prefeitura

Sérgio Guilherme, secretário municipal de Manutenção e Paisagismo de Rio Claro, esteve na manhã dessa segunda-feira (15) na Rádio Excelsior Jovem Pan News e participou do Jornal da Manhã. Na oportunidade, o secretário falou sobre a situação de imóveis abandonados pelo município.

Sobre o posto, Sérgio disse que a Sepladema já notificou o proprietário para a limpeza do local, mas que irá reforçar o pedido. “O dono deveria fechar o entorno até decidir o que será feito lá”, afirma. Já em relação ao terreno na Rua 4, o secretário comentou que os responsáveis pelo lugar tomaram providências após as notificações enviadas pela prefeitura.

Como proceder?

Vale lembrar que moradores podem solicitar apoio em casos semelhantes após reclamação registrada pelo telefone 156 ou diretamente no sistema do Atende Fácil, na Avenida 2, ruas 2 e 3.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.