DST/Aids inicia trabalho de saúde nos eventos de carnaval

57

Divulgação

Teste é realizado de forma rápida e gratuita nos foliões. (Foto: Kássio Pereira /SESA)
Teste é realizado de forma rápida e gratuita nos foliões. (Foto: Kássio Pereira /SESA)

O Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde deu início ao trabalho de prevenção visando os festejos carnavalescos com a campanha “Viva Melhor Sabendo”.

A equipe já está com a viatura CTA Itinerante nos ensaios das escolas de samba para que os integrantes possam fazer o teste rápido gratuito de HIV. O teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico precoce da doença e seu imediato tratamento.

O trabalho do DST/Aids teve início na terça-feira (13) e prossegue nesta quinta-feira (15) na quadra da Samuca, a partir das 19 horas. No domingo (18) a viatura estará no ensaio do Bloco da Vila Paulista, das 16 às 20 horas. Todos os locais carnavalescos serão visitados até o encerramento do carnaval.

Segundo a coordenação do Programa Municipal de Rio Claro, a maior concentração dos casos de Aids no Brasil está entre os indivíduos com idade entre 25 a 39 anos, mas os casos têm aumentado consideravelmente na faixa de jovens entre 15 a 24 anos.

Junto com os testes rápidos a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro fará a distribuição de preservativos. Para este ano está previsto o fornecimento de 86 mil unidades.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: