Equipamento implantado na Av. Brasil. No detalhe, dispositivo que vai monitorar o trânsito

Carine Corrêa

Equipamento implantado na Av. Brasil. No detalhe, dispositivo que vai monitorar o trânsito
Equipamento implantado na Av. Brasil. No detalhe, dispositivo que vai monitorar o trânsito

Alguns equipamentos que estão sendo implantados nas vias públicas da cidade estão provocando a curiosidade do rio-clarense. Um desses dispositivos foi avistado na Avenida Visconde do Rio Claro com a Rua 1, próximo ao Lago Azul, na região da Vila Operária.

Consultada sobre o assunto, a Prefeitura de Rio Claro informou que os equipamentos estão sendo utilizados na etapa de levantamento de dados que vão subsidiar o Plano de Diretor de Mobilidade Urbana que está sendo produzido.

“Os dados que estão sendo coletados por esses equipamentos incluem contagem de veículos, desejo de destino dos motoristas, tráfego em cruzamentos e outros. Ao tomar essa iniciativa, a Prefeitura está obedecendo a lei federal que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a realizar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU).

“O Objetivo do PDMU é ordenar o crescimento viário e do transporte urbano, em uma perspectiva de 20 anos”, informou em nota. Outros dispositivos que possuem uma espécie de lupa em sua composição também estão distribuídos em algumas ruas do município. Na Avenida Brasil, na altura com a Avenida 68-A é possível avistar o equipamento implantado em uma estrutura metálica.

Outros dispositivos similares a esse último, podem ser vistos na Avenida M-29 com as Ruas M-5 e M-6, na Avenida M-21 com a Rua M-10 e na Rua 6, próximo ao ecoponto do Cervezão. Não foi confirmado se esses equipamento tem a mesma função de contagem de veículos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.