Imagem ilustrativa. Foto de frimufilms em Freepik.

Em Rio Claro, Associação de Catadores Novo Tempo realiza importante trabalho do qual dependem 18 famílias

Instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), a data do dia 17 de maio marca o Dia Internacional da Reciclagem e busca estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos itens de consumo.

Em Rio Claro, a Associação de Catadores Novo Tempo realiza importante trabalho do qual dependem 18 famílias. Fundada em 2017, há cinco anos está instalada na Avenida Tancredo Neves, sem número, ao lado do ecoponto do bairro Inocoop. “Recolhemos em torno de 40 mil quilos de recicláveis por mês e temos uma média de venda de 20 mil quilos. Desse montante, tiramos o salário dos 18 funcionários, a maioria mulheres, que têm uma renda em torno de R$ 1.200,00”, afirma Jozilma de Jesus, que é presidente da associação.

Atualmente, a Novo Tempo recolhe o material de um terço da cidade (bairros como Bonsucesso, Inocoop, Palmeiras, Guanabara e Brasília): “O que para muitos não tem mais serventia, para nós é a garantia de alimento na mesa e contas pagas. Além dos bairros, temos parceria com escolas e a que mais colabora com a gente atualmente é a João Negrão. Empresas ou outros locais também que têm um grande volume e quiserem contribuir com a gente é só ligar no telefone (19) 99846-1477 que vamos buscar com um caminhão”, reforça a presidente.

Recicláveis

Papel: jornais, revistas, folhas de cadernos, caixas de papelão em geral, fotocópias e envelopes;

Plástico: sacos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas plásticas de refrigerante, suco e óleo, potes de maionese e outros alimentícios, canos e plásticos em geral;

Metal: tampinha de garrafas, latas de óleo, leite em pó, milho/ervilha/extrato de tomate e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio, e embalagens metálicas de congelados;

Vidros: garrafas, copos e recipientes em geral

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Falecimentos: confira a necrologia de 18/04/2024

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens