Capela Santo Antônio e Quase Paróquia de Ajapi realizam programação especial para o dia

Da Redação

Capela Santo Antônio e Quase Paróquia de Ajapi realizam programação especial para o dia
Capela Santo Antônio e Quase Paróquia de Ajapi realizam programação especial para o dia

É comemorado neste sábado (13) o dia de Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro. Em Rio Claro, a Capela de Santo Antônio realiza extensa programação em homenagem ao padroeiro desde 31 de maio.

Para atender os fiéis, a abertura da capela está prevista para as 8 horas. Já às 9 horas acontece a bênção do bolo. A bênção dos pães será dada em dois horários, às 12 e 15 horas. A procissão com missa campal está marcada para as 18h30. A quermesse começa logo depois da celebrações, às 19 horas, e contará com delícias típicas. A capela fica localizada na Rua P-4, entre as avenidas P-23 e P-25, Vila Paulista.

AJAPI

A Quase Paróquia de Santo Antônio, que atende o Distrito de Ajapi, também comemora a data. A Festa de Santo Antônio, em sua quadragésima edição, reúne milhares de pessoas no local e se tornou um dos pontos de referência dos religiosos.

No sábado (13), às 18h30, será realizada a missa em homenagem ao padroeiro. Na sequência está marcada a festa social.

Já no domingo (14), às 10h30, ocorre a missa com bênção dos pães. A tradicional romaria de cavaleiros sai às 11 horas do bairro Cachoeirinha em direção à Quase Paróquia. No final da atividade acontece a bênção dos cavaleiros. Logo depois tem início a quermesse, que prossegue até as 15 horas. A igreja fica localizada na Avenida 1, 365, Distrito de Ajapi.

SANTO

Nascido em Lisboa, em 1195, o popular santo é reconhecido na instituição religiosa como doutor da igreja, conforme informações colhidas no site da Canção Nova. Ele morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

A popularidade de Santo Antônio existe porque ele amou os pobres, como exige a Ordem dos Franciscanos, à qual pertenceu. Segundo a tradição, dedicou sua vida a ajudá-los, inclusive materialmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.