Zaga foi resgatada vítima de maus-tratos e após receber tratamento adequado, aguarda por um novo lar no Canil Municipal

Iniciada pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 2021, a campanha Dezembro Verde ganha cada vez mais visibilidade na comunidade de modo geral. Voltada à conscientização sobre maus-tratos animais e abandono, a ação visa ainda orientar sobre guarda responsável, apoia iniciativas como feiras de adoção, por exemplo, e estimula a castração de cães e gatos.

Em Rio Claro, a Patrulha Animal, braço criado dentro da Guarda Civil Municipal com o intuito de atender às demandas e às ocorrências envolvendo o tema no município, atua arduamente na causa.

De acordo com a comandante da GCM, Joelma Borges de Assunção da Silva, nos últimos três meses, a Patrulha Animal da Guarda Civil Municipal de Rio Claro atendeu a uma média de três ocorrências por dia.

“Segundo consta em nossos registros, na semana passada tivemos 16 atendimentos no total, mas normalmente seguimos a média de três ao dia”, relata a comandante.

DENÚNCIAS

As denúncias podem ser feitas através dos telefones de emergência da GCM, o 153 ou 0800-771-1532 ou através da ouvidoria do município, por e-mail ou pelo número 156.

“Solicitamos um contato (telefônico) do denunciante para mais informações da ocorrência, se necessário. A pessoa que comete o crime de maus-tratos poderá ser conduzida para o plantão policial e sofrer penalidades administrativas, como por exemplo ser autuada, lembrando que o crime de maus-tratos é tipificado e inafiançável”, finaliza a comandante. Deixar de socorrer um animal que esteja doente é um exemplo claro de negligência por parte do tutor e também exemplo de maus-tratos, deixar o cachorro amarrado em corda curta é outro exemplo de infração administrativa e a pessoa pode ser autuada”, finaliza a comandante.

Canil Municipal incentiva adoção responsável

Os animais vítimas de maus-tratos são recolhidos pelas autoridades e encaminhados ao Canil Municipal, que realiza um serviço focado no cuidado e na adoção responsável dos animais lá presentes.

Os animais recebem todo cuidado necessário e posteriormente são encaminhados para adoção, mas infelizmente muitos deles passam anos e anos aguardando uma nova oportunidade para ser feliz ao lado de um novo tutor ou família.

Este é o caso de Zaga, que segundo informações do Canil foi resgatada de dentro de um quarto, no bairro Cervezão. O animal permanecia dentro do cômodo, sem alimentação, não andava e estava coberto de carrapatos no momento em que foi resgatado. Seu então tutor foi encaminhado à delegacia policial.

Zaga foi levada ao Canil, onde recebeu todos os cuidados e aguarda adoção no local. Ela e muuuuitos outros animais!

Assim como Zaga, Dama foi encontrada também em situação de maus-tratos. De acordo com a administração do canil, o animal foi localizado em uma residência no bairro Mãe Preta sem água e também sem nenhum tipo de alimento. O tutor foi encaminhado à delegacia e felizmente, após o tratamento necessário, Dama conseguiu um novo lar e vive feliz.