RISCO: os moradores e comerciantes da Avenida 12 denunciam que o limite de velocidade de 40 km/h não é respeitado

Sidney Navas

RISCO: os moradores e comerciantes da Avenida 12 denunciam que o limite de velocidade de 40 km/h não é respeitado
RISCO: os moradores e comerciantes da Avenida 12 denunciam que o limite de velocidade de 40 km/h não é respeitado

A Avenida 12 no Santa Cruz é um corredor importante tanto para quem quer chegar até o Centro, quanto também para aqueles que entram na cidade pela Avenida Castello Branco. Mas lá, a exemplo de outras importantes vias de acesso, a imprudência de alguns condutores é preocupante. Lá o limite de velocidade é de 40 km/h. Moradores e comerciantes daquela região contam que a Avenida 12 (no trecho da Rua 14 até a Visconde) se transformou ‘numa pista de corridas’ em qualquer horário do dia ou da noite. O problema é antigo e a reportagem do JC localizou e conversou com a família de um rapaz que há um certo tempo foi atropelado bem em frente a sua casa, quando tentava atravessar a via.

A mãe do rapaz, Maria Boer, fala que tudo foi muito rápido. “Isso aconteceu quando ele ainda era criança. Quando me dei conta, o garoto já estava caído ao chão. Felizmente ele sofreu apenas escoriações pelo corpo e se recuperou rápido”, observa a mulher. O comerciante Elpídio Rodrigues Mello Junior acrescenta que, pela quantidade de carros, caminhões, motos e ônibus que trafegam pelo local, os ciclistas são os mais vulneráveis. “Aqui só mesmo com a instalação de um radar fixo para coibir os excessos. Caso contrário, as batidas e atropelamentos vão continuar”, frisa.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, José Sepúlveda, os equipamentos de fiscalização eletrônica ajudam, mas não são o suficiente para acabar com a imprudência. “O motorista só muda de conduta quando sente no bolso. Mas é bom lembrar que alguns deles, mesmo penalizados várias vezes, continuam insistindo na imprudência”, completa

RC possui três radares móveis, que são deslocados para diversos locais da cidade e podem ser utilizados no trecho em questão, de acordo com a necessidade, diz a prefeitura. Os critérios são técnicos. A Secretaria de Mobilidade Urbana avalia o fluxo de veículos, o risco de acidentes, a incidência de desrespeito à sinalização de trânsito, o impacto em vias nas imediações, os tipos de estabelecimento que estão nas proximidades do trecho, entre outros. Na Avenida Visconde do Rio Claro os radares fixos estão instalados no cruzamento com a Avenida 12 (região central), no cruzamento com a Rua 9 (Santa Cruz) e no cruzamento com a Avenida 14 (região central).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%