Funcionário da Elektro faz reparos em rede de energia no município (foto arquivo)

Da Redação

Funcionário da Elektro faz reparos em rede de energia no município (foto arquivo)
Funcionário da Elektro faz reparos em rede de energia no município (foto arquivo)

Moradores de vários bairros se queixam de desligamentos frequentes da energia elétrica. A interrupção é curta, geralmente dura de um a três minutos, mas causa transtornos e risco de queima de aparelhos eletrônicos. Por conta disso, questionam a Elektro sobre os motivos dessas ocorrências.

Na noite de terça-feira (17), moradores da região dos bairros Santa Cruz registraram o problema. Foram três desligamentos consecutivos que duraram pouco tempo. Na Vila Operária, a interrupção aconteceu por volta das 22 horas.

Indagada sobre o problema, a Elektro, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que os equipamentos de proteção têm um dispositivo de religamento automático. Esse recurso é utilizado pela Elektro para redes aéreas de distribuição com o objetivo de evitar que defeitos transitórios provoquem interrupções permanentes ou danos à rede.

“Toda vez que uma falha é percebida pelo equipamento de proteção, a rede é desligada e religada automaticamente pelo dispositivo. Se a falha foi eliminada, a rede permanece energizada. Se a falha permanece na rede, o equipamento pode realizar mais uma ou duas tentativas de isolar a falha antes de interromper o fornecimento de maneira definitiva. Essas tentativas ocorrem em tempos entre 0,5s e 60s”, esclarece.

Ainda segundo a empresa, no período úmido é esperado um aumento na quantidade de perturbações decorrente das tempestades de verão, descargas atmosféricas e ventos. “Alguns desses piques também são originados de manobras na rede, que podem ser programadas ou emergências. Essas manobras são realizadas para garantir que, em caso de desligamentos, a menor quantidade de clientes seja impactada”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.