O leitor Rodney Luciano registrou uma jabuticabeira completamente tomada pelo fruto em Rio Claro

Lucas Calore

A primavera chegou e com ela a época das jabuticabas. Bastante popular no país, as jabuticabeiras estão tomadas pelo fruto e espalhadas por diversos pontos de Rio Claro. Não é muito difícil encontrar uma praça com a árvore carregada do alimento. Muito utilizada para a produção de geleias e licores, a jabuticaba possui diversas propriedades nutricionais, além de ser saborosa.

Nutrição

De acordo com a nutricionista Cássia Pitolli, a jabuticaba é repleta de compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem o organismo contra radicais livres e citocinas pró-inflamatórias, que quando em excesso podem prejudicar as células, e consequentemente prejudicar o funcionamento dos órgãos e hormônios.

“Dentre seus valores nutricionais, encontramos uma boa fonte de vitamina C, além de magnésio, fósforo e potássio que são minerais essenciais para a manutenção do equilíbrio de nosso organismo e saúde. A polpa da jabuticaba também contém ferro e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Contém fibras que auxiliam os movimentos do intestino após a alimentação e ainda ajudam na evacuação. Além de trazer saciedade e diminuir a vontade de comer. Rica em potássio e cálcio, minerais que ajudam no fortalecimento dos ossos, dentes, assim como na prevenção de doenças como osteoporose”, explica a especialista.

Uso da casca

Quem pensa que apenas o interior do fruto que possui nutrição está enganado. A casca da jabuticaba também apresenta importância quando utilizada da maneira correta recomendada por um nutricionista. “Possui um verdadeiro concentrado de fitoquímicos com efeitos antioxidantes, antiproliferativos e também antimutagênicos, que auxiliam na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer”, detalha Pitolli.

A nutricionista elaborou uma receita diferenciada que utiliza a casca da jabuticaba. Para provar, basta ferver 20 cascas higienizadas por cinco minutos. Logo após a fervura, abafe por mais cinco minutos o líquido. Ao término da contagem, basta consumir o chá quente ou frio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.