A Justiça Eleitoral de Rio Claro segue de olho em supostas irregularidades cometidas pelos candidatos da eleição deste ano no município. Desde o início da campanha eleitoral, os cartórios das zonas 288 e 110 já receberam 9 representações e 13 denúncias. Caso sejam comprovadas as infrações, os postulantes podem receber penas que vão desde multas à cassação de registros de candidaturas. Se eleitos, há a possibilidade de cassação do diploma e inelegibilidade por até oito anos.

De acordo com o chefe do cartório da 288ª Zona Eleitoral, Alexandre Sanches, 7 (sete) representações de candidatos, partidos e do Ministério Público Eleitoral foram registradas sob o teor de propagandas irregulares distribuídas na internet e redes sociais. Nestes casos, os polêmicos impulsionamentos de conteúdos não estão inclusos. Já denúncias que chegaram através dos cidadãos pelo aplicativo Pardal, ferramenta exclusiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somam 8 (oito), e incluem indicação de irregularidade em cartazes em vias públicas, outdoors, carros de som, entre outros.

Já, na 110ª Zona Eleitoral, o chefe do cartório Guilherme Taufic aponta que foram registradas 2 (duas) representações contra abuso de poder econômico supostamente cometido por candidatos de Rio Claro. Os processos estão em fase de investigação até o momento. Pelo aplicativo Pardal estão apresentadas 5 (cinco) denúncias de munícipes também a respeito de propagandas eleitorais em locais irregulares. Tanto representações quanto denúncias podem continuar sendo registradas pelos interessados até o dia da eleição, 15 de novembro, ou posteriormente à data do pleito.

Pardal

O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades, a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional. De forma anônima, além da foto, o denunciante deverá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. O app disponibilizará link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral. Gratuito, o Pardal pode ser baixado nas lojas de aplicativos do celular

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.