Para ter apoio de equipes especializadas da Sucen, as prefeituras devem solicitar os serviços através do órgão

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Para ter apoio de equipes especializadas da Sucen, as prefeituras devem solicitar os serviços através do órgão
Para ter apoio de equipes especializadas da Sucen, as prefeituras devem solicitar os serviços através do órgão

Em respostas a indagações desta Coluna, a Secretaria Estadual de Saúde avisou que as cidades paulistas possuem autonomia para declararem situação de emergência por epidemia de dengue. “As cidades possuem autonomia. Elas só avisam a Secretaria. Se precisarem de ajuda podem pedir apoio ao Estado através da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) que só vai a cidade após solicitação”, mencionou a assessoria de imprensa. “Não temos controle de quantas cidades já declararam emergência devido a dengue”, lembrou.

De acordo com a pasta, “segundo dados preliminares informados pelos municípios ao Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação), o Estado de São Paulo registrou entre janeiro e fevereiro deste ano 38.714 casos confirmados de dengue, o que representa incidência de 92 infecções por 100 mil habitantes. Para caracterizar uma epidemia em nível estadual, a incidência deve ser acima de 300 casos por 100 mil habitantes”, citou.

“Em todo o ano passado foram 193,6 mil casos de dengue no Estado” afirmou. “A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria, tem encaminhado equipes e máquinas pesadas para auxiliar os municípios paulistas que solicitaram apoio para o combate ao mosquito transmissor da dengue em ações como de nebulização, por exemplo”, respondeu em relação a ausência de equipes em Rio Claro para apoiar o combate da epidemia.

De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, Rio Claro já possui 2.331 casos oficiais de dengue. No dia 20, a Fundação Municipal de Saúde anunciou o primeiro óbito por dengue neste ano em Rio Claro. O nome não foi divulgado, mas se trata de uma pessoa do sexo masculino, de 72 anos, que morava na zona rural e sofria também de uma doença pulmonar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.