Evento reúne mais de 4 mil delegados que debatem propostas para o SUS.

Cinco delegados representam o município no evento realizado em Brasília

Com a participação de cinco delegados, Rio Claro está representada na Conferência Nacional de Saúde, que começou domingo (2) e termina na quarta-feira (5), em Brasília.

O evento é um importante espaço de diálogo entre governo e sociedade, com o objetivo de elaborar políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), discutir a participação social e o futuro da saúde pública brasileira.

A delegação rio-clarense é composta pelas representantes do segmento “usuários” – Adriana Freire Amorim e Leticia Aparecida Calderão Sposito; pela representante do segmento “trabalhadores” – Milena Di Grazia Zanfelice; e pelos representantes do segmento “gestor” – Jociellen Fernanda Goia de Souza e Rafael do Prado Cavello.

Parte da delegação rio-Clarense, juntamente com Américo Valdanha Netto (presidente do Conselho Municipal de Saúde) e José Pedro S. Pacheco (secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde).

Programação 

A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e reúne mais de 4 mil delegados que foram eleitos em conferências regionais. Eles debatem, na capital federal, os caminhos da saúde no país.

Segundo os organizadores, devem ser discutidas e deliberadas cerca de 1,5 mil propostas e diretrizes sobre o acesso da população à Saúde e o fortalecimento do SUS. As medidas aprovadas na conferência devem servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027. 

A programação inclui um espaço para práticas integrativas e complementares em saúde e também um espaço cultural, onde haverá apresentações como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau e performance em formato de cortejo. 

A primeira Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 1941. Desde então, tornou-se o principal espaço nacional para discussão de políticas públicas e planejamento na área de saúde pública. Na 8ª edição, por exemplo, de 1985, foram discutidas e lançadas as diretrizes para a criação do SUS.