A Defesa Civil de Rio Claro retornou do litoral norte neste último fim de semana. Danilo de Almeida Kuroishi, diretor da Defesa Civil de Rio Claro, e o profissional Niuro Ribeiro foram designados para ajudar na tragédia que atingiu inúmeras famílias e turistas após fortes chuvas.

Em entrevista ao JC, Danilo falou sobre o trabalho realizado nos últimos dias: “Eu e Niuro estivemos na região de Boiçucanga 1 e 2 colaborando na questão do abrigo, nos estoques com recebimentos de donativos e também intervimos junto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e as equipes da Saúde da Família nas comunidades afetadas. Além disso, vistoriamos algumas regiões. Pessoalmente foi uma experiência nova, devido ao tipo de desastre, pois a região de atuação nossa é mais voltada a alagamentos e inundações”, disse o diretor.

“Acompanhamos geólogos e técnicos do IPA onde tivemos a oportunidade de observar o trabalho em campo de avaliação estrutural dos morros, o que pode gerar os deslizamentos e as consequências para as moradias. Um trabalho produtivo e de conhecimentos diferentes que nos levaram a um crescimento pessoal e profissional”, apontou Niuro.

O trabalho

Os profissionais também agradeceram o reconhecimento por parte da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil que convocou a cidade de Rio Claro, e ao prefeito Gustavo Perissinotto e ao vice Rogério Guedes pela liberação.

Sobre a chuva no litoral

De acordo com o site do Governo do Estado de São Paulo, até o momento, 65 óbitos foram confirmados, sendo 64 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município de São Sebastião, com psicólogas e assistentes sociais, fazem o trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 (cinquenta e sete) pessoas. São 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças. Foram aproximadamente 600 milímetros de chuva.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.